Chrissy é uma ilustradora de Newcastle que se desafiou a fazer desenhos que mostrassem como ela se sentia em meio as suas crises. E eles mostram um pouco de como é viver com depressão e ansiedade.
“Recentemente, decidi que queria ilustrar minhas frustrações pessoais e expressar minhas experiências suicidas com pensamentos sombrios”, diz a artista.
“Quando comecei, pensei em compartilhá-los com meus amigos, mas tive a coragem de compartilhá-los com todos que eu conhecia. Quando outras pessoas viram o trabalho, elas se conectaram às histórias do ponto de vista delas.”
Suas ilustrações sinceras, mostram as dificuldades, medos e necessidades de cuidados de uma pessoa com a saúde mental debilitada.
Depressão no Brasil
Estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.
O Brasil lidera rankings de depressão e ansiedade, sendo o segundo país com maior índice entre as Américas.
Segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5,8% de brasileiros tem depressão e 9,3% sofrem de ansiedade (isso faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo).
Atrás somente de acidentes e agressões, o suicídio é a terceira principal causa externa de mortes no Brasil, com taxas alarmantes e crescentes. Em 2017, foram registrados 12,5 mil casos de acordo com o Ministério da Saúde, com um aumento de 16,8% em relação ao ano anterior.
“Falar sobre suicídio e a experiência das pessoas é muito importante. Quero continuar criando minhas imagens para poder ajudar e alcançar outras pessoas que lutam com pensamentos sombrios e suicidas.”
Veja as ilustrações da artista:
Realmente a saúde mental é um tópico cada vez mais discutido em nossa sociedade e se você continua interessado nestas ilustrações, poderá encontrar o projeto inteiro no Facebook.
Mas se você se identifica com estes quadrinhos, procure ajuda!
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Comentários
Loading…