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Como acalmar seu coração ansioso

como acalmar seu coração ansioso

As pessoas que têm transtorno de ansiedade generalizada são mais propensas a sofrer ataques cardíacos. Descubra neste post como acalmar seu coração ansioso!

Segundo estudos, cerca de 54% de dias perdidos no trabalho em 2018/2019 foi devido a estresse, depressão e ansiedade.

E embora estes números já sejam preocupantes, o alerta é ainda maior. Cada vez mais o número de pessoas diagnosticadas com estes transtornos aumentam.

E na verdade, não é só de saúde mental que estamos falando.

Biologicamente, os sintomas da ansiedade e do estresse podem resultar em distúrbios no ritmo cardíaco, pressão alta e maior risco de ataque cardíaco.

`É claro que a consulta com um profissional da saúde é sempre o melhor caminho, mas se você quiser potencializar seus resultados com uma boa dose de autocuidado, trouxemos algumas dicas valiosas para você!

1. Evite cafeína

Eu sei que um cafezinho pode ser difícil de recusar para aqueles amantes fervorosos da bebida.

Mas a cafeína é conhecida como indutor de ansiedade

Então sempre que puder evitar e optar por outras bebidas.

2. Evite álcool

Os sentimentos de ansiedade podem ser tão avassaladores que você pode sentir vontade de tomar um coquetel para ajudá-lo a relaxar.

Embora isso possa funcionar a curto prazo, o álcool realmente altera os níveis de serotonina e outros neurotransmissores no cérebro, piorando seus sintomas. 

Na verdade, você pode se sentir até mais ansioso depois que o álcool passar.

3. Escreva

Um dos piores aspectos da ansiedade é não saber por que você se sente nervoso em primeiro lugar. 

Certa vez, eu estava fazendo o passeio dos meus sonhos, e começou a bater uma crise muito forte. Então não se engane: os ataques de pânico podem vir mesmo em momentos em que tudo parece maravilhoso.

Mas é exatamente aqui que a escrita pode ajudar. Pode ser uma maneira eficaz de explorar como você se sente, especialmente se falar em voz alta parece impossível.

Estudos mostram que manter um diário é, na verdade, uma maneira saudável de lidar com sentimentos negativos e pode ajudar a reduzir o estresse e acalmar seu coração ansioso.

Outro estudo descobriu que os participantes ansiosos do teste que escreveram algumas notas antes do teste sobre como estavam se sentindo e o que estavam pensando tiveram um desempenho melhor do que aqueles que não o fizeram.

4. Use fragrâncias para acalmar os nervos

A lavanda é bem conhecida por suas propriedades calmantes. Mantenha uma pequena garrafa de óleo de lavanda à mão para o aroma, para quando você sentir pensamentos ansiosos se formando.

Se você pratica atenção plena ou meditação, tente cheirar lavanda durante a prática. Com o tempo, você associará a sensação de relaxamento a esse perfume, tornando-o ainda mais eficaz.

5. Converse com alguém que entenda

Se seus sentimentos de ansiedade estão dificultando o funcionamento, você deve falar com um profissional de saúde . Mas conversar com amigos também pode ajudar.

E se este amigo também sofre com estes transtornos, fica ainda mais confortável dividir os pensamentos.

Às vezes é bom desabafar com alguém que sabe como é estar no meu lugar.

6. Encontre um mantra

Eu uso afirmações positivas todos os dias para ajudar a gerenciar meu humor. Também tenho um mantra diferente que repito para mim mesmo quando estou ansiosa.

Eu digo a mim mesma: “Esse sentimento é apenas temporário”. Isso me ajuda a me sentir calma, especialmente se estou à beira de um ataque de pânico. Também me lembro de que sobrevivi a ataques de pânico no passado e reconheço que tudo vai ficar bem desde que eu seja paciente comigo mesma.

7. EXERCITE-SE

Não tinha como esta dica não estar na lista para acalmar seu coração ansioso.

Se você não gosta de se exercitar entenda: também faz parte do autocuidado e do amor próprio fazer o que te faz bem- mesmo que você não seja muito fã.

Às vezes, quando você está com ansiedade, é por causa de um acúmulo de adrenalina. O exercício – mesmo que seja apenas uma caminhada – pode ajudar a usar essa adrenalina extra.

Andar ao ar livre também pode melhorar seu bem-estar. Um estudo descobriu que as pessoas que fizeram uma caminhada em uma área arborizada reduziram mais a produção de hormônios do estresse do que quando permaneceram na cidade.

8. Beba água

Você pode não perceber, mas não beber água suficiente pode piorar seus sintomas de ansiedade. A desidratação pode realmente causar palpitações cardíacas. Isso pode levar a sentimentos de pânico, o que pode desencadear um ataque de ansiedade.

Tire alguns momentos para relaxar e beba um copo grande de água e veja se você se sente melhor.

9. Passe algum tempo sozinho

Ter tempo sozinho é essencial para mim e me ajuda a recarregar as baterias e relaxar. Se você está se sentindo ansioso, encontre uma razão para ficar sozinho. 

Você pode dar um passeio até a loja para fazer compras, ir à academia ou limpar o banheiro, qualquer coisa- desde que possa apreciar a sua própria companhia.

E calma. se você está preocupado, todas essas são pequenas maneiras inteligentes de encontrar um tempo sozinho sem parecer rude.

10. Desligue o telefone

Estar constantemente conectado é uma maldição moderna com a qual todos precisamos aprender a conviver.

Não tenha medo de desligar o telefone de vez em quando. Use-o como uma chance de praticar a atenção plena, tomar um banho ou escrever por que está se sentindo ansioso.

11. Tome um banho

Você acha que seus pensamentos ansiosos estão afetando você física e mentalmente? Isso é comum e pode ser um ciclo vicioso, dificultando o relaxamento se seu corpo estiver tenso.

Um banho quente é ótimo para relaxar os músculos, o que também pode ajudar a relaxar a mente.

Acho que um banho também é bom para incentivar a meditação, porque as distrações externas, como a TV, desapareceram.

12. Coma alguma coisa

Posso ficar tão ocupado no meu dia de trabalho que esqueço de comer qualquer coisa até as duas da tarde. É um erro fácil de cometer, e muitas vezes só me lembro de comer porque começo a sentir medo ou preocupação.

O baixo nível de açúcar no sangue pode fazer você se sentir nervoso, irritável e ansioso . Tente comer algo fácil de digerir como uma banana. Em seguida, siga com uma refeição bem equilibrada com proteínas, carboidratos e vegetais.

Acalmar seu coração ansioso pode levar tempo

Não há solução rápida para a ansiedade, e muitas vezes pode parecer uma luta difícil. Mas, ao se conscientizar do que causa seus sintomas e obter ajuda do seu médico, você pode gerenciar seus sintomas.

Você pode descobrir que alguns desses hacks funcionam para você imediatamente e outros podem não ter nenhum efeito, mas o importante é continuar tentando.

Ceder aos sentimentos de ansiedade ao se afastar do mundo só serviu para tornar minha vida mais difícil a longo prazo. Continuar a procurar soluções que funcionem para mim tem sido fundamental para a minha recuperação. A prática leva à perfeição, então não pare de tentar encontrar maneiras que funcionem para você.

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