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Comentários no Instagram: Como Conseguir mais e Porque

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Abriu sua conta no Instagram e deseja fazer dela um veículo de interação com seu público, seja ele de seguidores de seu perfil ou de consumidores de seus produtos e serviços?

É exatamente para isso que a plataforma foi criada e saber usar suas ferramentas é o grande segredo e do qual vamos desvendar aqui uma parte super estratégica: os comentários, qual sua importância e como conseguir mais e mais!

Antes de mais nada, é preciso ter um número razoável de seguidores e de comentários para começar a “movimentar”. 

Uma ótima estratégia inicial é aumentar os comentários do Instagram. Dessa forma, um comentário alimenta outro e as pessoas passam a interagir, criando um ambiente positivo e unificador.

Por que alguém segue seu perfil?

Seguidor é aquela pessoa que se identifica com o seu perfil/produto/serviço. Ela se interessa pelo conteúdo que você oferece e isso é ponto principal para o seu planejamento.

Identifique seu público, conheça-o a fundo, saiba o que ele espera de você e ofereça exatamente isso. Um público satisfeito e engajado comenta, debate, troca ideias e experiências e atrai mais gente para a conversa. E é isso o que buscamos, não é?

A partir do momento em que você tem seu público identificado – aquela radiografia completa dele, onde suas características principais já foram mapeadas e incorporadas num perfil geral – já pode começar a organizar e prever as ações mais interessantes.

Planejar é preciso

Com postagens bem planejadas, você não apenas engaja seu público, como cria oportunidades para que ele debata entre si e que essa discussão extrapole os comentários, atraindo novos internautas que podem acabar gostando e curtindo seu perfil.

O assunto tem que ser de interesse. E instigante. E essas postagens precisam ter sua frequência bem definida e cumprida à risca para que estejam sempre atentos e ligados no que acontece no perfil.

Chamando atenção para o seu perfil

Algumas atividades despertem o “olhar” do algoritmo para seu perfil e direcionam a atenção dos seguidores para seu produto/serviço. Para que isso aconteça de verdade, você tem algumas opções onde investir:

Emotividade atrai!

Saber despertar os sentimentos do seu público é uma forma poderosa de criar

engajamento, criar o debate e conquistar mais comentários e, consequentemente, mais seguidores.

Seu público é majoritariamente feminino? Adapte seus posts de uma forma que as mulheres se identifiquem com eles. O mesmo para outros públicos. Assuntos que agradam a todos os gêneros são ainda mais fáceis de trabalhar, claro.

Postagens de fatos interessantes, relatos emotivos e com final feliz, fotos fofas de animais e bebês, situações engraçadas, são temas que despertam sentimentos.

Então, mãos à obra! Comece a prever as postagens “sentimentais” com alguma frequência, mas sem exageros.

Sorteios são muito bem-vindos!

Qualquer produto ou serviço que você oferece pode ser sorteado e isso atrai comentários e novos seguidores.

Você é quem define as regras, que podem ser de marcar um número X de amigos em seus comentários para que eles façam isso e ainda curtam seu perfil e comentem. O crescimento do tráfego de comentários é progressivo.

Faça você mesmo comentários instigantes

Você posta algo interessante e, nos comentários, você mesmo vai lá e diz algo que levante a polêmica. Dessa forma você estimula seus seguidores a responder e assim a conversa flui e você garante muita gente interessada. E gente interessada gera mais interessados!

Invista em lives!

Se seu perfil/produto/serviço permite que você convide pessoas que possam falar para seu público, aproveite e invista um certo esforço nisso. Ter alguém que fale do assunto é sempre interessante e é mais um conteúdo importante que a audiência agradece!

Esta é uma ótima forma de reunir seguidores e fazer com que eles comentem. Falar sobre um assunto específico e interessante ou entrevistar alguém que seja uma autoridade no assunto ou um influencer importante ajuda a movimentar e a engajar!

Procure temas interessantes que chamem a atenção dos seus seguidores. Se puder, convide “autoridades” na área em que você atua. Lives bem-organizadas sempre rendem bons frutos para o perfil.

Cumpra sempre o dia e horário propostos

Fidelizar os seguidores vai mais além de ter um ótimo conteúdo, fotos bem-produzidas, atenção aos detalhes. Quando você fixa um período para as publicações (e o cumpre), seu público se acostuma e isso também é muito positivo para seu perfil.

Calls to action – comandos que funcionam

Os call to action, ou comandos para ação, são uma ferramenta bastante disseminada hoje em dia entre os gerentes de mídias sociais.

Nada mais é que uma ordem que o perfil (ou seu administrador) dá aos seguidores sem que eles nem mesmo percebam, até porque muitas vezes não são ordens, mas ideias, sugestões, desafios.

Por exemplo, se você tem um perfil no Instagram sobre técnicas de iluminação para fotos, você pode postar um texto sobre iluminação natural e, ao final, convidar seu público a testar sua dica com uma pergunta/sugestão/convite: “achou legal essa dica? Então experimente, comprove e volte aqui com sua resposta, vou adorar saber como foi o resultado!”

Esse é um exemplo clássico de call to action. Numa única frase você questionou seus seguidores sobre sua postagem, sugeriu que eles testassem sua dica e, para terminar e aumentar o engajamento, você os convidou para testemunhar os resultados. Comentários e mais seguidores satisfeitos!

Compre um pacote de comentários

A compra de um pacote de comentários ajuda, e muito, a multiplicar os comentários em suas postagens e, a partir daí, “chamar a atenção” do algoritmo do Instagram para a sua conta.

Um perfil onde o público interage é bem visto e aparece mais na busca. É por isso que vale a pena investir na ajuda de um pacote de comentários.

Além de aumentar a visibilidade do seu Instagram, comprar uma determinada quantidade de comentários mostra que o público local está ativo em seu perfil e isso gera mais interesse.

Hashtags e localização estratégicos

Para engajar audiência e conseguir mais comentários no Instagram, você pode também usar as hashtags de forma a reunir o público interessado em um determinado assunto. Como elas são palavras-chave, sua função é basicamente direcionar usuários para os temas que procuram.

Use hashtags relacionadas com seu perfil/produto/serviço. Assim, você aumentará a probabilidade de os interessados no tema encontrá-los. O mesmo se aplica para a localização. Se seu negócio é local, com a localização você atingirá mais facilmente o público da sua região. Experimente.

Vídeos sempre atraem comentários!

Um dos muitos estudos que existem sobre comportamento na rede. O da Wyzowl, afirma que nada mais, nada menos que 79% dos usuários preferem ver vídeos para aprender ou conhecer produtos em vez de ler artigos sobre o mesmo assunto. Ou seja, poste vídeos sempre que puder!

Resultados positivos

Então, depois de aplicar na prática todas as dicas que demos aqui, comece a verificar sua audiência, se ela cresceu, se passou a se engajar mais, se ela interage melhor com você.

Todos os esforços são válidos, pois seus seguidores sabem diferenciar um perfil que cuida dos detalhes. Com certeza você notará mudanças e, com certeza, elas serão para melhor!

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