no

Chuva de meteoros visível no Brasil em maio

Chuva de meteoros em Maio

O mês de maio vai terminar com uma bela chuva de meteoros que promete encantar olhares de amantes da astronomia. 

À medida que a Terra orbita o Sol, ela atravessa poeira e detritos deixados por cometas e asteróides. Esses detritos dão origem a chuvas de meteoros – que podem ser um dos espetáculos mais incríveis da natureza.

A maioria das chuvas de meteoros são previsíveis, recorrentes anualmente quando a Terra atravessa uma trilha específica de detritos.

Porém, nem todas as vezes nós seres humanos conseguimos acompanhar.

Isso acontece porque geralmente a Terra atravessa um aglomerado de detritos particularmente estreito e denso.

O que resulta em uma tempestade de meteoros, enviando milhares de estrelas cadentes pelo céu a cada hora e nem sempre isso pode ser captado por nossos olhos humanos.

Uma pequena chuva chamada Tau Herculids pode criar uma tempestade de meteoros para observadores nas Américas na próxima semana. 

Mas enquanto alguns sites prometem “a tempestade de meteoros mais poderosa em gerações”, os astrônomos são um pouco mais cautelosos.

chuva de meteoros
Chuva de meteoros. Imagem: Internet.

O que se sabe é que se as previsões se confirmarem, os meteoros passarão pela atmosfera a uma velocidade baixa, de 16km/s, ficando no céu por mais tempo e possibilitando o acompanhamento humano.

A tempestade está prevista para acontecer entre segunda e terça-feira, dia 31 de maio, tendo seu maior pico próximo às 2h15, e terá melhor visibilidade para as regiões mais ao norte do Brasil.

Melhores horários para acompanhar a chuva de meteoros no Brasil

Segundo o portal do G1, estes serão os melhores momentos para acompanhar:

  • Por volta da 0h desta terça-feira (31), deve ocorrer o primeiro “surto”, quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo cometa em 1892 e 1941. Para este “surto”, são esperados até 50 meteoros por hora;
  • O segundo surto deve ocorrer ainda na madrugada desta terça, no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995. Como esta será a primeira vez que atravessaremos esta trilha, não há muito consenso quanto ao horário exato em que isso ocorrerá, mas provavelmente próximo às 2h15, no mesmo momento em que estaremos atravessando a trilha deixada na passagem de 1979 do cometa.
  • Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora. Entretanto, considerando que em 1995 o cometa se partiu em várias partes, a intensidade deste surto pode atingir até dez mil, ou talvez, 100 mil meteoros por hora durante a máxima.

Não dá para perder este espetáculo, né?

Fiquem atentos!

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
como ouvir música pode melhorar sua concentração

Ouvir música ajuda na concentração?

melhor música para estudar

Qual é a melhor música para estudar?