no

Blanche Monnier: Prisioneira em sua própria casa

O desfecho da história

Blanche Monnier era uma bela garota francesa que acabou tendo uma das vidas mais trágicas da história.

Quem era Blanche Monnier?

Blanch Monnier- a bela moça que conquistava o coração da elite parisiense
Retrato de Blanche Monnier

Ela nasceu no dia 1º de março de 1849 em Poitiers, França, no que se pensava ser uma família maravilhosa na época. Seus pais eram aristocratas muito conhecidos e respeitados pela alta sociedade parisiense, sendo seu pai o diretor da universidade local.

Durante sua infância, Blanche foi descrita como uma criança nervosa, com alguns problemas de convivência com sua mãe. Aparentemente estes conflitos continuaram até a adolescência, e ela se tornou uma pessoa insegura, chegando inclusive a sofrer de uma anorexia leve.

Ainda assim, sua beleza, aparência física e “boa família” atraíram muita atenção e, mais importante, muitos pretendentes em potencial para casamento.

Mas ninguém imaginava o que aconteceria a seguir…

A reputação

Madame Monnier, a matriarca da família
Madame Monnier, matriarca da família

Como vocês devem imaginar, ao final do século 19 as pessoas se preocupavam muito com a imagem perante à sociedade.

A família Monnier tinha uma reputação impecável e era liderada pela matriarca da família- uma senhora conhecida por suas muitas obras de caridade.

Mãe de dois filhos, a Madame Monnier era considerada um verdadeiro exemplo para a elite. Seu herdeiro, Marcel, trabalhava como um advogado renomado, enquanto Blanche era descrita como uma dama “gentil e de boa índole”.

Uma paixão perigosa

Assim que completou 25 anos, Blanche Monnier finalmente tinha encontrado o homem com quem queria passar o resto da sua vida.

Ela se apaixonou loucamente por um advogado, com quem teve um caso que acabou sendo assunto na vizinhança.

O problema foi que a mãe de Blanche não aprovou o relacionamento dos dois: o advogado não só era mais velho que ela, como também era pobre.

Inconformada com a escolha da jovem, que poderia ter escolhido qualquer herdeiro aristocrata que quisesse, Madame Monnier pedia constantemente que Blanche mudasse de ideia.

Porém, profundamente apaixonada, Blanche recusou TODOS os pedidos da mãe e disse que se casaria com o advogado de qualquer jeito.

Desaparecimento inesperado

Algo estranho aconteceu logo em seguida com a família Monnier. A jovem Blanche, no auge de sua juventude, simplesmente desapareceu.

Logo que isso aconteceu, a família que vivia presente entre a burguesia da cidade de Poitiers, resolveu viver de maneira mais reclusa.

Pelos próximos 25 anos ninguém teria notícias de Blanche Monnier. Muitos pensavam que ela havia fugido com seu pretendente…

Enquanto isso, os pais de Blanche contaram a seus amigos e parentes que ela havia sido enviada para algum tipo de colégio interno e, devido a seus horários, não poderia voltar para casa tão cedo. 

No momento em que ela deveria terminar seus estudos, mais mentiras apareciam dizendo que a moça tinha construído sua na Escócia, o que a separou de qualquer parente na França.

Mas definitivamente ninguém imaginava o que realmente tinha acontecido.

Uma prisioneira em sua própria casa

Casa dos Monnier
Casa da família Monnier

Em 1901 a polícia local recebeu uma carta anônima avisando sobre uma mulher que era mantida em cativeiro pela família. A acusação dizia que os Monnier precisavam ser investigados.

Senhor Procurador-Geral: Tenho a honra de informá-lo de um acontecimento excepcionalmente grave. Falo de uma solteirona que está trancada na casa de Madame Monnier, meio faminta e vivendo pelos últimos vinte e cinco anos em sua própria sujeira.

Desconfiados da autenticidade da denúncia, os policiais resolveram fazer uma visita para a família. Eles entraram, conversaram com a matriarca e começaram a sentir um cheiro horrível vindo de um dos quartos do segundo andar.

A verdade cruel

No momento em que os policiais entraram no quarto, uma cena perturbadora pôde ser vista. Em um quarto escuro, com comida apodrecida por todos os lados, havia uma mulher desnutrida e debilitada- pesando apenas 25 quilos.

Blanche Monnier ficou aprisionada por 25 anos sem ver a luz do Sol
Blanche Monnier depois que foi encontrada no quarto que ficou presa por 25 anos

Era difícil reconhecer o corpo aterrorizado e maltratado: mas era Branche Monnier, desaparecida há 25 anos sem que sequer tenha saído de casa.

O rosto da mãe não demonstrava qualquer expressão enquanto era algemada juntamente com seu filho- e cúmplice- por um crime terrível contra sua própria filha.

O caso se tornou um verdadeiro escândalo. Paris nunca tinha visto tamanha crueldade.

Notícias sobre o caso em Paris
Notícia sobre o caso em Paris

Louise Monnier havia trancado a filha em seu quarto para sempre, fechando as janelas para que não houvesse luz do sol e, o mais importante, ninguém pudesse vê-la. Isso deixou Blanche isolada do mundo inteiro, além de seus pais, irmão e servos da casa. 

Ela não tinha permissão para sair da cama em seu quarto, nem qualquer tipo de higiene básica. 

Durante metade de sua vida, Blanche ficou deitada na cama, onde comia, urinava e defecava.

Durante as investigações descobriu-se que Madame Monnier havia trancado sua filha para impedir o casamento dela com o advogado. Ela só sairia do quarto quando aceitasse as condições da mãe- o que nunca aconteceu.

Um final triste para uma história triste

O desfecho da história

A moça apaixonada jamais desistiu de seu amado, mesmo sem saber que ele havia falecido.

Madame Monnier sofreu um ataque cardíaco e faleceu 15 dias depois de sua prisão e da libertação de sua filha.

Marcel Monnier, irmão de Blanche, tentou se defender dizendo que sua mãe era a responsável pelo crime. 

Apesar das evidências fornecidas, Marcel foi condenado a 15 anos por ter participado dos maus-tratos de sua irmã.

E Blanche, por sua vez, ganhou um pouco de peso, mas jamais se recuperou mentalmente.

Cansada, deprimida e solitária, ela morreu alguns anos depois, em um hospital psiquiátrico.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

15 pessoas que enxergaram gatos em lugares inesperados

calças infláveis de grife

Calças infláveis custam o olho da cara- e você não pode usá-las em dias de sol