no

Cancelamento: o que é essa cultura digital?

Cancelamento
Cancelamento

Você não precisa estar assistindo ao BBB 21 para saber tudo o que acontece na casa. Por isso, você deve ter ouvido falar recentemente sobre a cultura do cancelamento. Mas o que é isso?

Leia também: BBB 2021: relembre momentos marcantes do programa

Um dos maiores medos de quem está no BBB 21 é o cancelamento. Isso estava claro desde o começo. Entretanto, parece que quanto mais as pessoas se preocupam, mais as coisas acontecem. Ou seja, a política do cancelamento está cada vez mais presente no Big Brother. 

Mas será que todo mundo sabe o que é cancelamento? 

A cultura do cancelamento – o que é?

Há alguns surgiu nas redes sociais uma forma de chamar atenção para comportamentos e posicionamentos que fossem considerados inaceitáveis. Essa prática ficou conhecida como a cultura do cancelamento. 

Essa foi a forma encontrada para cobrar e apontar quando marcas ou pessoas públicas estavam agindo como agentes de opressão – especialmente dos grupos conhecidos como minorias sociais. 

Ou seja, uma forma de lembrar que todos que fazem parte de um grupo com vantagens podem oprimir aqueles que não possuem tantos benefícios sociais e, por isso, se encontram em uma situação de vulnerabilidade. 

Além disso, é preciso dizer também que a cultura do cancelamento já atuou fazendo com que empresas soubessem do comportamento de seus funcionários em redes sociais. Dessa forma, pessoas chegaram a ser demitidas.

Isso, pelo fato de terem se comportado de uma forma que não condiz com o ponto de vista da empresa que na qual trabalhavam. 

Um exemplo foi o do casal que discutiu com o fiscal da prefeitura sobre o fechamento de um restaurante durante a pandemia. O vídeo viralizou e a mulher dizia “cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”. 

Rapidamente o vídeo se espalhou. Isso gerou o cancelamento e a empresa anunciou sua demissão. 

Além disso, nós também podemos citar o exemplo de Gabriela Pugliesi. A influencer fez uma festa na pandemia. Por isso, foi cancelada.

Recentemente, surgiu uma discussão sobre os limites da prática. Algumas pessoas defendem que isso inviabiliza o diálogo e não ajuda a sociedade.

Por isso, é difícil dizer se essa será uma ação que ainda durará muitos anos.

O cancelamento no Big Brother não para. Por isso, a assessoria de imprensa de alguns participantes estão trabalhando para melhorar a imagem dessas pessoas fora da casa. 

A situação no BBB

Depois de conseguir brigar com praticamente todo mundo da casa, o participante Lucas Penteado foi o primeiro a ser cancelado. Entretanto, a situação mudou depois que a rapper Karol Conka começou a humilhá-lo – com a participação de outros brothers. 

Por isso, é possível dizer que quase todos estão deixando o público com raiva. 

O que vai acontecer no futuro não é possível prever. Afinal, essas pessoas podem mudar o próprio comportamento. Mas a realidade é que quem sair da casa nas primeiras semanas vai se surpreender com a situação aqui fora. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Os gatinhos gigantes estão invadindo a cidade!

Como lidar com pessoas tóxicas