Followers

As referência mitológicas dos quadrinhos

17 maio, 2018
30 Shares 3643 Views

Os quadrinhos sempre foram um dos maiores geradores de cultura pop da indústria. Os super-heróis estão imersos em referências desde romances clássicos até os grandes épicos, passando por personagens históricos e, claro, divindades e mitologia.

capa

Afinal de contas, quem disse que quadrinho não é cultura? Confira!

Mulher-Maravilha

1
Dos maiores referenciais de mitologia Greco-Romana nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha é uma das opções mais óbvias. Não só por Diana, que é inspirada na Deusa da Caça e em Atena, Deusa da Sabedoria, Gregas, mas todo seu universo, com a Ilha das Amazonas, seus vilões, Ares, Hades, ou sua primeira história de origem, que mais parecia uma história dos épicos gregos.

Banshee

7
Mitologia Celta nas histórias do Superman e da Supergirl; a Banshee Prateada é baseada na lenda das Banshees, entidades celtas da família das fadas, ligadas a morte. O grito das Banshees foi traduzido como um grito supersônico para a vilã dos quadrinhos.

Loki

2
Todo o universo Thor, na verdade. O Deus da Trapaça e da Travessura da mitologia Nórdica, Loki é uma das figuras mais complexas da crença. Ele é estrategista, mentiroso e poderoso, possuindo a magia e o poder de assumir a forma que quiser.

Morfeu

3
E falando sobre ele, os quadrinhos do Sandman são pura imersão mitológica, seja Grega, Romana, Nórdica, Egípcia, Japonesa, a saga do Senhor dos Sonhos explora ao máximo a ideia dos Deuses, divindades e seres mágicos, passando até pelo vale sombrio dos apócrifos cristãos. Isso tudo sem mencionar o próprio Morfeu, que, durante a história, é referenciado como todos os deuses dos sonhos ou do sono.

Hercules

4
O Incrível Hércules (AVA); O filho de Zeus desceu do Olimpo para ser super-herói na Marvel, já tendo participado de vários grupos, dos vários Vingadores, até os Defensores. O herói foi trazido para os quadrinhos por Stan Lee e Jack Kirby em 1965 e não ganhou tanto destaque quando o Deus do Martelo, mas continua ativo no Universo Marvel.

Fênix

5
A lenda grega da Fênix, o grande pássaro de fogo que representa a criação e a destruição de tudo, é um dos maiores medos do Universo Marvel, principalmente dos X-Men. Nos quadrinhos, a lenda foi transportada para a Força Fênix, entidade cósmica e eterna parceira da Jean Grey.

Aquaman

6
Ainda que seja um dos heróis mais subestimados de todos os tempos, o Aquaman segue a mesma linha da Mulher-Maravilha em suas histórias, misturando mitologia greco-romana, além da lenda de Atlantis. O Rei de Atlantis é baseado nos Deuses Netuno e Poseidon, ainda com o contexto de Atlantis também pegando um pouco da mitologia das sereias e seres aquáticos.

Shazam

8
Shazam cujas letras remontam à personagens de várias culturas, com peso de mitos para os tempos contemporâneos. Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis heróis lendários que lhe concedem tais características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).
O Capitão Marvel é designado, pelos próprios deuses que lhes concedem os poderes, como o Campeão da Humanidade. Desde 2011, quando a editora DC Comics reformulou todos seus personagens, o Capitão Marvel passou a se chamar (no âmbito oficial, de forma definitiva) simplesmente de “Shazam”.

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.