Followers

As origens do Carnaval

12 fev, 2018
14 Shares 749 Views

Você sabia que esta festa popular é uma herança de várias comemorações da antiguidade?

O carnaval surgiu ainda na Antiguidade, com o intuito de celebrar os deuses pagãos, as grandes colheitas e a natureza em si. Há quem diga que uma das festas mais importantes que inspiraram o carnaval eram as “saturnais”- realizadas na Roma Antiga para celebrar Saturno, Deus da Agricultura. Na época destas festas, os romanos dançavam pelas ruas, os escravos eram soltos e até mesmo as escolas eram fechadas. Inclusive, nestas festas eles também tinham uma espécie de “carro alegórico”: levavam homens e mulheres nus em seus carrum navalis, algo como “carros navais”, pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra “carnaval”. A maior parte dos especialistas, porém, acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa “retirar ou ficar livre da carne”.

Na Grécia, por volta do ano 520 a.C também havia uma festa pagã que pode ter inspirado o Carnaval. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade.

O nome Carnaval vem de “Carne Vale”, seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.

Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos. Dessa forma, é reconhecida como festa popular de rua que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias de hoje.

 

O mais interessante do Carnaval, é que os costumes e tradições de cada local o tornam único em cada cantinho que o pessoal comemora: é sempre uma aventura diferente!

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.