no

As musas: quem são essas deusas da mitologia?

As musas
As musas

Na última semana a animação Hércules, da Disney, completou 22 anos. Por isso, as atrizes que dublaram as musas no Brasil, resolveram regravar “De zero a herói”. Fez muito sucesso, óbvio. Mas vocês conhecem a história dessas deusas?

Antes de mais nada vamos deixar todo mundo no mesmo patamar. Afinal, pode ter gente que ainda não viu o vídeo das dubladoras. E, de verdade, se você não viu, você está perdendo. Portanto, vamos começar pelo vídeo. 

https://www.instagram.com/tv/CGGNGY2pqdc/?igshid=17spk60s8sx2h

Para as dubladoras só nos resta dizer que… nós agradecemos, muito! Mas agora vamos ver quem são as musas de acordo com a mitologia grega

As musas

Diferente do desenho da Disney, as Musas são 9. Elas foram criadas por uma necessidade. Depois que os deuses do Olimpo derrotaram os ciclopes, eles perceberam que suas vitórias deveriam ser cantadas. Mas quem poderia fazê-lo?

Para que a memória histórica fosse guardada de forma eficaz, Zeus se deitou por 10 noites no leito da deusa da memória, Mnemósine. Um ano depois, as 9 musas nasceram.

A função delas era cantar o passado, o presente e o futuro, geralmente acompanhadas pela lira do deus Apolo. 

As musas também são as deusas das artes e da ciência. Por isso, eram evocadas por todos os poetas e músicos, para que eles pudessem atingir a perfeição no que diz respeito a conteúdo e intelectualidade. 

Além disso, como as musas guardavam informações sobre passado, presente e futuro, elas também tinham o poder de trazer inspiração para os artistas. Dessa forma, eles esperavam que elas os visitassem e ajudassem na escrita dos poemas. 

Os artistas também pediam para que elas os ajudassem a cantar melhor e a ter grande elegância na hora de recitar os poemas.

Acredita-se que inicialmente se tratassem de apenas três musas. Entretanto, a história remonta que algumas regiões da Grécia as musas – apesar de serem sempre três – eram diferentes. 

Depois de alguns anos, elas passaram a ser consideradas nove em toda a Grécia. Além disso, as nove musas foram canonizadas por Homero, quando elas aparecem no poema épico “Odisséia”. 

As nove

Por mais que elas façam parte de um único grupo e por mais que elas sejam deusas das mesmas coisas, elas também têm suas particularidades. 

Portanto, era natural que as pessoas pedissem graças para apenas uma das musas. Mas quem são elas e quais as características pessoais de cada uma?

Calliope – tradicionalmente a mais importante, tem bela voz e representa os poetas épicos e a retórica. É representada com uma tábua de escrita;

Clio –  glorificando e representado a história. Geralmente representada segurando um pergaminho;

Erato – musa dos poemas líricos e dos poemas de amor. Representada com uma lira;

Euterpe – musa da música e dos flautistas. Representada com uma flauta chamada aulos 

Melpômene – musa da tragédia. Em suas representações, ela costuma segurar uma máscara trágica;

Polímnia – musa dos hinos sacros e da arte mímica. Suas representações costumam ter o rosto da musa coberto por um véu;

Terpsichore –  musa da dança e da música de coral. Muitas vezes aparece dançando e segurando uma lira;

Thalia – representante da comédia. Geralmente é apresentada com uma máscara do teatro cômico;

Urânia – musa da astronomia. Boa parte de suas representações apresentam a musa segurando um Globo.

Fontes 1, 2 e 3

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

20 pratos que não deram tão certo assim…

Raposa resgatada se torna melhor amiga de Buldogue