no ,

Artista embeleza fachadas de casas de povoado baiano

Em 2014, a artista visual Maristela Ribeiro, professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), instalou incríveis fotografias em tamanho real nas fachadas das casas do povoado de Morrinhos, no leste baiano.

“Não encontrei nenhuma imagem da comunidade, que existe desde 1940. Imaginei trazer a paisagem regional e usar as casas como telhado”, conta Maristela, cuja iniciativa fez parte de sua pesquisa de doutorado em UFBA.

Além de embelezar a comunidade, o projeto aumentou a alto estima da população.

Boa parte dos moradores de Morrinhos vivem em casas simples de terra batida, sem saneamento básico. A principal fonte de renda deles, além da agricultura familiar, é o Bolsa Família.


Dona Maria Luísa (Foto: Amana Dultra)

Os comentários dos moradores são hilários. “Eu demorei para achar a porta, na primeira vez”, dia Dona Maria Luísa. Só depois de ver o poste ao lado da residência, ela conseguiu identificá-la. “Agora, olho o poste! A porta fica perto dele”.

“Perguntei: cadê minha casa, gente? Achei que tinha sumido! Quando saí, minha casa era branca. Voltei e estava verde!”, brinca Dona Doralice, de 88 anos, feliz da vida.


Dona Doralice (Foto: Amana Dultra)

 “O povo vem filmar, gravar, tirar foto. […] Ver a casa assim é bom demais. Pena que a gente ainda não tem condições para reformar dentro, né?”, diz a lavradora Joana Lopes, de 52 anos, que carrega a expectativa de reconstruir em breve sua residência feita com adubo de barro.


José Boaventura, o seu Nonô. (Foto: Amana Dultra)

Essas atitudes fazem toda a diferença, né? O que você achou desse projeto?

Para mais conteúdos: Facebook/ Instagram

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

As fotos desse cachorrinho vão melhorar seu dia

Pessoas trocam de rosto com suas tatuagens e o resultado é bizarro