no

Antártida: conheça curiosidades sobre o território que viralizou

Antártida
Antártida

 Um vídeo do presidente Bolsonaro fez o termo Antártida um dos mais pesquisados na internet. Ele afirmou que as pessoas deveriam conhecer o Brasil. Mas citou o termo “Antártica” como parte do país. Mas o que nós conhecemos sobre esse lugar?

Para começar vamos ver qual é o termo correto: Antártida ou Antártica? Atualmente, os dois termos são aceitos. Entretanto, há quem defenda que Antártica é mais correto, pois teria sua origem no termo grego Antarktikós. Ou seja, “do outro lado do Ártico”.

No texto de hoje nós vamos sanar algumas dúvidas que podem surgir sobre esse território. Afinal, quando falamos sobre a Antártida, nós estamos falando sobre o que?

A Antártida é um continente sem dono

Nenhum país pode se declarar dono da Antártida. Por isso, o território é considerado neutro. Vários países têm bases lá, mas elas possuem apenas a finalidade de estudo. 

Há um tratado do Ártico que trata sobre o assunto. Ele determina que ninguém nunca poderá afirmar possuir a soberania do território. Por enquanto, pelo menos, isso tem sido respeitado. 

O Brasil mesmo têm cerca de 20 projetos de pesquisa sendo desenvolvidos no continente. 

Não existem nativos da Antártida

Não há um povo nativo deste território. Afinal, as temperaturas extremas tornam a vivência no ambiente muito difícil. Por isso, todos os moradores do continente são os pesquisadores de diversos países.   

Quase não existem animais no território

Por causa do frio são poucas as espécies de animais que se aventuram na Antártida. Há mais animais marinhos na região em torno do continente do que em terra firme. É claro que é possível encontrar ursos polares e pinguins. Entretanto, é preciso dizer que eles não convivem juntos, pois estão em espaços diferentes do continente. 

Aliás, é interessante dizer que é o único continente que não possui répteis.

A Antártida é um dos reguladores térmicos do planeta 

O continente é o território mais gelado do mundo. Esse local tem o controle das circulações atmosféricas e oceânicas do planeta. Por isso, é na Antártida que a temperatura da Terra é controlada. 

Ou seja, é por esse motivo que os ambientalistas olham para o continente ao falar em aquecimento global. Essa terra fria contém a maior parte das reservas de gelo do mundo. Portanto, o derretimento dessas geleiras é um grande sinal de alerta de que a Terra não está bem. 

A umidade do ar é muito baixa

A Antártida tem umidade do ar péssima para humanos. Em algumas partes do território é possível encontrar ambientes com umidade pior do que a de um deserto. Afinal, as baixas temperaturas impedem as chuvas. 

Fontes 1, 2 e 3

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

O poder da arte

Cultive plantas, não expectativas