Followers

Animais fofinhos que já foram gigantes pré-históricos

20 ago, 2014
3986 Views
5 Comments

Sabemos que antes mesmo de existir a humanidade, os animais tomavam conta da Terra e vivam felizes e contentes. Os dinossauros não deixaram parentes para nos contar história, ao contrário dos animais gigantes pré-históricos! Hoje vou mostrar para vocês 6 animais que existiram há milhões de anos e que hoje, devido a grande mudança genética, se tornaram bem menores e fofinhos.

Megatherium / Megatério

O megatherium era uma preguiça de 4 metros de altura (do tamanho de um elefante que conhecemos) e pesava cerca de 4 toneladas. Eles se alimentavam exclusivamente de folhas, mas serviam de alimento para outras espécies predadoras – tigres dente de sabre, ursos das cavernas, felinos pleitoscênicos etc – já que possuíam muita carne e eram relativamente mais lentos ao fugir. Por outro lado, eles conseguiam se defender muito bem quando o combate era corpo a corpo, porque eram fortes e possuíam uma garra capaz de fazer um belo estrago no inimigo. Estimasse que vivessem no período Plioceno até o Pleitoceno, aproximadamente há 5 milhões de anos.

.
animais (1)

animais (1)

animais (2)

animais (3)

Preguiça preguiçosa

Glyptodon / Gliptodonte

Parente distante dos famosos tatus que conhecemos, o gliptodonte era nativo das Américas e media cerca de 3 metros e pesava 1 tonelada, equivalente a um Fusca. Assim como os tatus, sua forma de defesa contra predadores era sua carapaça rígida. Durante anos as carapaças vazias permaneceram nas planícies do Rio Grande do Sul e da Argentina, que provavelmente serviam como abrigo para os humanos primitivos da região. Foram extintos há aproximadamente 10.000 anos.

.animais (4)

animais (5)

animais (6)

Tatu que conhecemos

.

Paraceratherium / Indricotherium

Conhecidos como Rinoceronte-girafa, essa espécie viveu na Terra há 30 milhões de anos. Especialistas garantem que foi o maior mamífero que o mundo já conheceu, pesando mais de 17 toneladas e medindo 5 de altura e 9 de comprimento. Segundo o documentário Walking with Beasts, da BBC, um jovem adulto de 3 anos dessa espécie já podia ficar despreocupado com qualquer inimigo natural, pois já era considerado o maior animal capaz de tomar conta de si mesmo. Os hábitos dessa espécie eram bem parecidos com os da girafa, alcançando folhagens a 7 metros de altura (local que nenhum outro animal alcançaria).

animais (7)

animais (8)

animais (9)

animais (10)

.

Castoroide

O castor gigante é um dos maiores roedores que já existiram, podendo atingir o tamanho de um urso (3 metros e 250kg). Viveram no período Pleistoceno, há 50 mil anos, na América do Norte. Apesar de serem bem parecidos com os castores que conhecemos, o pré histórico não construía abrigos em represas.
animais (11)
animais (12)

animais (13)

animais (14)

Castores de hoje em dia

.

Águia de Haast

Conhecida como Te Hokioi em maori, essa era uma águia de rapina diuna com 3 metros de envergadura, nativa da Nova Zelândia que acabou sendo extinta no século 14. Sua extinção está relacionada a chegada dos primeiros humanos à NZ há cerca de 1000 anos, mas ao contrário do que podemos imaginar, os maoris veneravam essa ave e não foram eles o motivo da sua decadência – os colonos caçavam suas presas, contribuindo assim para a queda do ecossistema.

.
animais (15)

animais (16)

.

Diprotodon

Esse marsupial pré-histórico australiano é um parente distante do vombate, só que muito maior. Ele podia chegar ao tamanho de um rinoceronte, levando o título de maior marsupial que já viveu na Terra. Assim como o Castoroide, o Diprotodonte viveu no período Pleistoceno, era herbívoro e sua aparência lembrava uma mistura de hipopótamo e urso.

.
animais (17)

animais (18)

animais (19)
Curiosidade: pouco se sabe sobre a sua extinção até hoje, mas as teorias mais faladas são devido as mudanças climáticas, doenças ou caças promovidas pelos primeiros humanos. Só que existe uma lenda chamada bunyip – aborígenes australianos acreditam que é um animal que vive em lagos e se alimenta de seres humanos, mais precisamente de mulheres e que esse animal seria o Diprotodon.

animais (20)

animais (21)

Vombate lindinho

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.