no

Animação “Viva – A Vida é uma Festa” faz crescer a venda de violões no México

Ganhador do Oscar 2018 de Melhor Animação e Melhor Canção Original, além de prêmios importantes com o Globo de Ouro, o BAFTA e o Annie Awards, a animação “Viva – A Vida é uma Festa” (título original: “Coco”), conquistou o mundo não só pela sua emocionante história de família mas também pela sua musicalidade. O longa é inspirador para todos os amantes da música, principalmente os que apreciam instrumentos de cordas.

Produzido pela parceria Disney/Pixar, o filme conta a história de Miguel, um menino que sonha em se tornar um músico famoso, mesmo com sua família reprovando suas escolhas por traumas do passado. A trama mostra as tradições e a forte cultura do país, com uma trilha sonora belíssima. Um dos destaques da película é o violão branco com acabamento dourado e o desenho da caveira que simboliza o Dia de Los Muertos, usado pelo protagonista.

O instrumento foi desenhado por German Vazquez, de 65 anos, um artesão de violões natural de Paracho, pacata cidade no México. O local é famoso por ter uma grade parte da população dedicada ao ofício de fabricar guitarras e outros instrumentos populares de corda.  Depois do sucesso do filme, os violões de Paracho tiveram uma explosão de vendas, ficando ainda mais desejados por mexicanos e músicos de todos os cantos do mundo.

“É impressionante, todo mundo está maluco por esse filme”, disse Claudia Rodríguez de Velásquez, uma vendedora de violões de Paracho, em entrevista à rede norte-americana NPR. “Nós temos uma lista longa de pedidos”; completou. Ela conta que sua família está produzindo cerca de 1.500 violões por semana, e que agora os modelos de cor branca representam 90% das vendas. Cláudia ainda contou que é impossível manter um estoque de instrumentos na sua loja, principalmente os violões brancos, iguais ao usado no longa-metragem.

Não é para menos, a animação se tornou a maior bilheteria da história do cinema do México e já ultrapassou a marca de US$ 700 milhões em bilheteria mundial. Além disso, o filme mostrou a riqueza cultural do país para o mundo. ‘Viva – A Vida é uma Festa’ estreou no Brasil em 4 de janeiro de 2018.

O que você acha?

Written by Ana Soares

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Cachorro tenta se candidatar a governador nos EUA

As fotos mais sem noção dos bancos de imagens