no ,

Afinal, o que é o amor próprio?

É comum ouvirmos falar de amor próprio e que devemos nos amar. Mas o que isso realmente significa e como atingir esse tal amor?

O amor próprio é um resultado do autoconhecimento, de entender nossos pontos fracos e pontos fortes e aprender a lidar com eles da melhor forma possível. Entendendo que nossos defeitos não nos fazem ser pessoas inferiores.

Por isso o amor próprio é tão importante. 

Amor próprio e aparência

Muito diferente do que se imagina, nosso amor próprio não está relacionado à nossa aparência, mas sim a como nós nos sentimos com nós mesmos.

É olhar para a aparência e se acolher como você é, buscando melhorar e cuidar do seu corpo por entender ele como algo positivo e importante.

Sem buscar estar amarrado nos padrões de beleza e colocar rótulos em você mesmo. 

Por que ter amor próprio é tão importante? 

O amor próprio nos ajuda a nos entender e aprender a nos priorizar diante das situações da vida, porque ninguém pode ser mais importante para você do que você mesmo.

Com ele, aprendemos a ter autonomia e assumir as responsabilidades e as rédeas de nossas vidas, abrindo mão de tudo não nos faz bem. Ao trabalhar o autoconhecimento para chegar ao amor próprio também descobrimos que não podemos aceitar menos do que merecemos.

Aprendemos também a lidar com nossas emoções mesmo nos dias mais difíceis. Ao nos amarmos mais ficamos menos vulneráveis a críticas negativas e também expandimos nossa capacidade de amar os outros. 

Parece amor próprio, mas não é

Ao falar deste tema, pode ficar a impressão que se amar é se sentir bonito 24horas por dia, não encontrar defeitos na sua aparência, estar com a autoestima lá em cima e não ter nenhuma insegurança.

Mas, a verdade é que se amar está longe de tudo isso, é muito mais sobre se compreender, aceitar seus processos, cuidar do seu corpo e da sua mente porque você deve ser sua prioridade.

Ter amor próprio é diferente de ser narcisista, pois você passa a amar quem você é, e não a amar uma imagem distorcida que criou de si.

Como conquistar o amor próprio

Cuidar do corpo e da mente é essencial para conquistar o amor próprio, e entender que esse processo não é para que você se torne mais bonito ou mais interessante, e sim porque vai fazer com que você se sinta melhor com você mesmo.

Estarmos sempre buscando nos desenvolver e aprender é essencial pra que encontremos esse equilíbrio entre corpo e mente que nos fará tão bem.

É importante frisar que um psicólogo sempre pode te ajudar nesse processo de descoberta e aprendizado sobre si. 

Por mais que pareça complicado, conquistar o amor próprio é possível e vai fazer toda diferença na sua vida. Invista mais tempo em você, para se conhecer e descobrir quem você é de verdade.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

12 fatos sobre animais que ninguém te contou

“Gatos tendem a se parecer com seus donos”