no

7 de setembro: curiosidades sobre a Independência do Brasil

7 de setembro
7 de setembro

7 de setembro

Estamos bem perto do feriado de 7 de setembro. Nessa data celebra-se a independência do Brasil. Todo mundo estudou isso na escola, mas será que você conhece todas as curiosidades sobre a data?

Leia também: Corpus Christi: conheça o significado dessa data

Portugal foi o país responsável pela colonização do Brasil. Mas isso só durou até o ano de 1822. No dia 7 de setembro deste ano, proclamou-se a independência de nossa nação. 

Entretanto, é necessário dizer que não é tudo tão claro como parece. Inclusive, alguns historiadores acreditam que não foi no dia 7 de setembro que esse evento aconteceu. Qual o motivo disso?

Os jornais da época só começam a falar do Brasil independente no dia 12 de outubro. Inclusive, é nessa data que Dom Pedro se torna o imperador do país. 

A proclamação da independência

Três cartas foram enviadas para Dom Pedro. Uma era de seu pai, o rei Dom João, exigindo a ida do filho para Portugal. A segunda foi escrita pelo ministro José Bonifácio e recomendava o rompimento com a coroa. Na terceira, a esposa de Dom Pedro, Leopoldina, pedia que ele seguisse a recomendação de Bonifácio. 

A versão oficial da história diz que Pedro recebeu as cartas perto do Rio Ipiranga. Mas há a possibilidade de que ele só tenha recebido as duas últimas depois, só em uma parada em São Paulo. 

Também é preciso dizer que a parada no riacho do Ipiranga se deu por um problema pessoal. O imperador estava com dor de barriga. Por isso, este local ficou tão conhecido. 

Mas não existe nenhum registro que comprove:

  • que o imperador tenha erguido sua espada;
  • que Dom Pedro tenha gritado “Independência ou morte

Aliás, apesar das cartas, foi a imperatriz quem assinou formalmente a nossa Independência.

Reconhecimento da independência

Como era de se esperar, Portugal não reconheceu a independência de sua colônia rapidamente. Foram necessárias muitas negociações. Além disso, a coroa portuguesa exigiu o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas. 

Entretanto, os cofres do Brasil estavam vazios. Por qual motivo? Porque Dom João havia levado todo o dinheiro brasileiro para Portugal. 

Por isso, foi preciso pedir o valor emprestado para a Inglaterra. O dinheiro foi liberado em troca de um acordo comercial. Ou seja, esse é o momento em que nasce a dívida externa brasileira. 

O quadro mais famoso do 7 de setembro

O quadro “Independência ou morte” foi encomendado com o pintor  Pedro Américo. Entretanto, o quadro foi pintado depois de 66 anos depois do 7 de setembro de 1822. Aliás, é preciso dizer que a pintura é fantasiosa. Afinal, Pedro Américo quis deixar tudo mais heróico. 

Para começar, a guarda imperial, retratada no quadro, ainda não existia nessa data. Além disso, as roupas bonitas do quadro não eram confortáveis para viagens como aquelas. 

Outro fato importante a ser ressaltado é que eles viajavam em burros, não cavalos. 

Fontes 1 e 2

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

6 Músicas que são indiretas bem diretas

O que fazer com a liberdade?