7 de setembro
Estamos bem perto do feriado de 7 de setembro. Nessa data celebra-se a independência do Brasil. Todo mundo estudou isso na escola, mas será que você conhece todas as curiosidades sobre a data?
Leia também: Corpus Christi: conheça o significado dessa data
Portugal foi o país responsável pela colonização do Brasil. Mas isso só durou até o ano de 1822. No dia 7 de setembro deste ano, proclamou-se a independência de nossa nação.
Entretanto, é necessário dizer que não é tudo tão claro como parece. Inclusive, alguns historiadores acreditam que não foi no dia 7 de setembro que esse evento aconteceu. Qual o motivo disso?
Os jornais da época só começam a falar do Brasil independente no dia 12 de outubro. Inclusive, é nessa data que Dom Pedro se torna o imperador do país.
A proclamação da independência
Três cartas foram enviadas para Dom Pedro. Uma era de seu pai, o rei Dom João, exigindo a ida do filho para Portugal. A segunda foi escrita pelo ministro José Bonifácio e recomendava o rompimento com a coroa. Na terceira, a esposa de Dom Pedro, Leopoldina, pedia que ele seguisse a recomendação de Bonifácio.
A versão oficial da história diz que Pedro recebeu as cartas perto do Rio Ipiranga. Mas há a possibilidade de que ele só tenha recebido as duas últimas depois, só em uma parada em São Paulo.
Também é preciso dizer que a parada no riacho do Ipiranga se deu por um problema pessoal. O imperador estava com dor de barriga. Por isso, este local ficou tão conhecido.
Mas não existe nenhum registro que comprove:
- que o imperador tenha erguido sua espada;
- que Dom Pedro tenha gritado “Independência ou morte
Aliás, apesar das cartas, foi a imperatriz quem assinou formalmente a nossa Independência.
Reconhecimento da independência
Como era de se esperar, Portugal não reconheceu a independência de sua colônia rapidamente. Foram necessárias muitas negociações. Além disso, a coroa portuguesa exigiu o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas.
Entretanto, os cofres do Brasil estavam vazios. Por qual motivo? Porque Dom João havia levado todo o dinheiro brasileiro para Portugal.
Por isso, foi preciso pedir o valor emprestado para a Inglaterra. O dinheiro foi liberado em troca de um acordo comercial. Ou seja, esse é o momento em que nasce a dívida externa brasileira.
O quadro mais famoso do 7 de setembro
O quadro “Independência ou morte” foi encomendado com o pintor Pedro Américo. Entretanto, o quadro foi pintado depois de 66 anos depois do 7 de setembro de 1822. Aliás, é preciso dizer que a pintura é fantasiosa. Afinal, Pedro Américo quis deixar tudo mais heróico.
Para começar, a guarda imperial, retratada no quadro, ainda não existia nessa data. Além disso, as roupas bonitas do quadro não eram confortáveis para viagens como aquelas.
Outro fato importante a ser ressaltado é que eles viajavam em burros, não cavalos.
Comentários
Loading…