no

6 razões surpreendentes para passar mais tempo sozinho

passar mais tempo sozinho e seus benefícios

A solidão é freqüentemente esquecida em nosso mundo moderno sempre conectado. Inúmeros especialistas elogiam as virtudes de estar unido socialmente; melhora a resiliência ao estresse, a imunidade e até mesmo aumenta a expectativa de vida. Embora passar mais tempo sozinho muitas vezes seja considerado solidão, a verdade é que são situações bem diferentes.

Ao passo que pesquisas sugerem que o isolamento e a solidão levam a um aumento da depressão, ansiedade, obesidade e até morte prematura. Outras pesquisas mostram cada vez mais que a escolha de vivenciar alguns momentos sozinho também traz benefícios reais. 

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE ESTAR SOZINHO E A SOLIDÃO

diferença entre estar sozinho e solidão

É importante lembrar que existe uma diferença muito real entre estes conceitos. Estar sozinho é o ato de reservar um tempo para si mesmo entre as interações sociais regulares. Solidão, no entanto, é quando você está isolado das pessoas, embora não queira. Um é escolhido, o outro não é intencional. 

O FATOR DE PERSONALIDADE

As pessoas podem temer o isolamento às vezes, mas a pesquisa mostrou que alguns tipos de personalidade podem buscar e preferir a solidão de vez em quando. A sabedoria convencional aponta para os introvertidos que preferem momentos sozinhos, enquanto os extrovertidos não gostam disso. 

Mas só porque você é introvertido não significa que gosta de ficar sozinho o tempo todo – até os introvertidos precisam de um sistema de apoio social. Assim como ser extrovertido, não significa necessariamente que você seja incapaz de desfrutar da sua própria companhia.   

VAMOS FALAR BENEFÍCIOS

benefícios de passar mais tempo sozinho

1. Passar mais tempo sozinho pode levar à autodescoberta; encontrando o verdadeiro você e sua própria voz.

No mundo de hoje, somos constantemente bombardeados com expectativas de quem devemos ser, o que devemos desejar e com quem devemos estar. Esse tipo de ambiente não apenas nos deixa inseguros sobre quem realmente somos, mas também sobre nossas próprias decisões. Em última análise, a falta de senso de identidade pode muito bem levar a ou aumentar a ansiedade e a depressão.  

Estar sozinho é um aspecto importante do autodesenvolvimento de qualquer pessoa e, ao reservar um tempo para fazer as coisas sozinho, você está se abrindo para recuperar o senso de identidade. Você não ficará tentado a tomar decisões ou transmitir suas próprias paixões apenas para apaziguar os outros. Você não apenas aprenderá coisas novas sobre si mesmo, mas também se capacitará a realmente entender o que você representa. E quando sabemos o que defendemos, nos sentimos mais seguros para tomar decisões que permaneçam fiéis a quem somos.  

2. Passar mais tempo sozinho torna você mais empático.

Tendemos a passar a maior parte do nosso tempo com o mesmo grupo de amigos, colegas de trabalho e familiares. De certa forma, isso nos coloca em uma bolha onde desenvolvemos uma mentalidade de “nós contra eles”. Quando você passa um tempo sozinho, pode desenvolver mais compaixão por aqueles que não se encaixam em seu círculo íntimo. 

O mesmo vale para a mídia social e, embora esteja se tornando cada vez mais difícil de se desconectar, um estudo mostrou que adolescentes que passaram cinco dias sem dispositivos de comunicação foram capazes de melhorar sua capacidade de interpretar emoções e expressões faciais. 

3. Passar mais tempo sozinho pode melhorar seus relacionamentos.

Todos nós conhecemos o velho ditado – A ausência torna o coração mais afetuoso. Pode haver alguma verdade na afirmação; um estudo descobriu que a socialização frequente levou a uma diminuição na satisfação com a vida para pessoas inteligentes. 

Conexões sociais são necessárias para o bem-estar emocional, mas dedicar algum tempo de vez em quando irá ajudá-lo a apreciar e valorizar muito mais esses relacionamentos. 

4. Passar mais tempo sozinho pode torná-lo mais produtivo.

O trabalho em grupo geralmente é elogiado por melhorar a colaboração e a inovação, e não é surpresa que até mesmo a maioria dos escritórios seja planejada para facilitar isso. 

Mas o trabalho em grupo também pode ser extremamente perturbador e pode, no final das contas, levar a uma perda de produtividade. 

5. Passar mais tempo sozinho pode melhorar a concentração e a memória.

Quando se trata de trabalho em grupo, sofremos com o viés social interessante, mas contra-intuitivo – tendemos a nos esforçar menos para memorizar informações porque presumimos que os membros da equipe preencherão a lacuna. A pesquisa mostrou que grupos que trabalham colaborativamente têm pior desempenho na coleta de informações do que seus colegas de trabalho solo.

Você ainda pode praticar o ethos da solidão, mesmo que não tenha o luxo de trabalhar sozinho em projetos:

  • Concentre-se em completar uma tarefa de cada vez
  • Encontre um local tranquilo no escritório e estabeleça limites para que todos saibam para deixá-lo em paz por um determinado período de tempo
  • Considere trabalhar remotamente alguns dias por mês ou semana, seja firme com o grupo sobre quais são seus objetivos e certifique-se de remover todas as distrações, como a mídia social.

6. Passar mais tempo sozinho pode levar ao aumento da criatividade e à resolução de problemas.

Em consonância com o escritório moderno, o brainstorming colaborativo é frequentemente visto como uma das maneiras mais eficazes de promover novas ideias inovadoras. A pesquisa sugere que, em geral, as pessoas são melhores na solução de problemas quando trabalham sozinhas – é difícil pensar em soluções eficazes quando você é bombardeado por informações que desviam as pessoas. 

COMO FICAR SOZINHO

como passar mais tempo sozinho

Estar sozinho certamente não é algo natural para todos. Um estudo descobriu que os participantes preferiam administrar choques elétricos em si mesmos do que passar de 6 a 15 minutos sozinhos em uma sala apenas com seus pensamentos. 

Aprender as alegrias de ficar sozinho pode levar algum tempo, mas vale a pena. 

  • Planeje. 
    Lembre-se, um tempo sozinho é planejado. O isolamento, não. O melhor tempo livre geralmente acontece quando você reserva um período específico para ficar sozinho. Pode ser tão simples quanto uma hora todas as manhãs ou uma noite inteira. Depois de perceber as alegrias de um tempo sozinho, você pode até ficar tentado a reservar um fim de semana inteiro. 
  • Diga não às distrações.
    Você pode se sentir tentado a recorrer a hábitos normalizados, como verificar constantemente seu feed, seu e-mail ou até mesmo fazer ligações. Resista ao impulso desligando seus dispositivos, deixe-os fora de vista. Em vez disso, concentre sua energia em algo que você nunca fez ou, melhor ainda, em algo que você normalmente não faria. 
  • Valorize seus pensamentos.
    Sem distrações, você pode encontrar alguns pensamentos ou diálogos internos dos quais não estava ciente. Apenas sente-se com eles e experimente-os. Ao fazer isso, você permitirá que esses pensamentos o conduzam em uma jornada de autodescoberta.

Você não precisa escapar de todas as formas de estimulação externa para experimentar a solidão interior. O objetivo é se envolver em atividades que permitam que você se conecte com o seu eu interior. 

6 razões surpreendentes para passar mais tempo sozinho

Para uns, é tão simples como ler um livro, alguns podem encontrar esse momento por meio da meditação, enquanto outros podem desfrutar da solidão de uma caminhada. 

Apenas encontre o que funciona para você e repita isso com frequência.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

22 Cachorrinhos que parecem personagens famosos

Dicas para criar plantas em apartamento