no

6 hábitos da quarentena que deveríamos levar adiante

https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-agua-borrao-cobertura-545014/

É comum ouvir dizer que temos que tentar abstrair as coisas boas das situações ruins. Mesmo sendo muito difícil imaginar aprendizados em um período tão difícil como o que estamos vivendo, na pandemia, é fato que o isolamento social e a quarentena transformaram a vida de todos no mundo e alguns hábitos que cresceram neste momento podem ser mantidos.

Solidariedade

A pandemia escancarou várias situações de desigualdade social, mas também provocou um grande aumento no sentimento de solidariedade da população. Por isso, o número de doações para auxiliar às famílias em situação de vulnerabilidade cresceu muito e a quantidade de ajudas bateu recordes. Nos dois primeiros meses após a chegada da Covid-19 ao Brasil, já haviam sido arrecadados 6 bilhões de reais em doações. Certamente, esse é um hábito que deveria permanecer mesmo após o coronavírus.

Relaxamento

Sentimentos extremos foram provocados pela situação pandêmica. O estresse e o nervosismo tomaram conta de muita gente. Por isso, muitos aprenderam a importância de fazer pausas na rotina e tirar um tempo apenas para relaxar. Desacelerar virou a palavra da moda. Se isso continuar após a pandemia, há chances de o impacto mental da Covid ser bem menor.

Valorização da saúde em casa

Muita gente teve que trabalhar em casa durante a pandemia, e isso abriu os olhos da população para pequenos detalhes que fazem toda a diferença em nossa saúde. Poucos tinham ambientes de trabalho adequados, o que poderia provocar dores nas costas, na cabeça e aumento do estresse. Por isso, o conforto virou tendência. A cadeira ergonômica, fundamental para não ter dores enquanto trabalha, teve recorde de vendas – a procura pelo item cresceu quase 600%. Pelo bem da saúde, todos devem levar esse hábito adiante.

Higiene

https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-agua-borrao-cobertura-545014/

A higiene nunca esteve tão em alta. Lavamos constantemente as mãos, tomamos cuidados redobrados com os alimentos, limpamos minuciosamente nossas casas. Sem dúvidas, isso deve se tornar rotina mesmo depois que a pandemia acabar. Dessa forma, podemos evitar várias outras doenças comuns, como a gripe.

Consumo responsável

A pandemia também impactou positivamente a forma como os brasileiros consomem. Diversas pesquisas mostraram uma valorização do consumo consciente, ocasionada diretamente pelo contexto mundial. Muitas pessoas passaram a comprar de pequenos empreendedores e dar preferência a marcas que praticam solidariedade e não prejudicam o meio ambiente. Se esses hábitos continuarem, muitas empresas se verão obrigadas a mudar vários aspectos em suas formas de produção.

Valorização da ciência

A ciência estava um tanto desacreditada antes da pandemia. Isso acabou provocando o crescimento de ideias negacionistas, como as do grupo que acreditam que a Terra é plana, que chegou a organizar viagens à borda do planeta. No entanto, o coronavírus mostrou como o trabalho de pesquisa científica é essencial para toda a população mundial, deixando todos na expectativa pelo desenvolvimento da primeira vacina. Quando tudo isso passar, temos que levar o aprendizado e passar a valorizar mais a pesquisa e a ciência brasileira e mundial.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Estresse

Estresse: 10 coisas que tiram qualquer um do sério

Frases simples que podem mudar seu dia