no ,

6 curiosidades sobre a origem do Halloween

O Halloween vem da cultura estadunidense, mas vem se tornando cada vez mais presente e ganhando seus adeptos no Brasil.

Trouxemos para vocês 6 curiosidades sobre a origem do Halloween para entendermos mais sobre essa data que é festejada no dia 31 de outubro. 

All Hallows’ Eve 

O termo Halloween na verdade vem de “All Hallows’ Eve”, que traduzido para o português seria “Véspera de Todos os Santos”, que é o dia que antecede o Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro. 

Samhain 

Historiadores acreditam que o Halloween é uma espécie de reprodução de um festival celta chamado Samhain.

Esse festival era uma das comemorações mais importantes para os celtas, pois marcava o fim do verão e era também considerado uma passagem de ano, como nossas festas de ano novo.

Fantasias de Halloween

Também baseado na tradição celta, as fantasias assustadoras do Halloween são como uma representação de uma antiga crença.

Acreditava-se que durante o Samhain não haveria uma separação entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos.

Assim os mortos podiam vagar entre vivos e estarem presentes no festival. As máscaras e fantasias surgiram justamente para os vivos se misturarem com os mortos e não serem atingidos por “seres malignos”. 

Fogueiras e lanternas de abóbora 

Fogueiras e lanternas eram usadas como um artifício para espantar os mortos e os seres malignos. Acreditava-se que estando ao redor da fogueira ou acompanhados de lanternas os seres malignos e mortos não se aproximariam.

Inicialmente as lanternas eram esculpidas em nabos, mas com a grande abundancia de abóboras existentes nos Estados Unidas os nabos foram substituídos. 

Jack- o’ -lantern

Nós já sabemos que as lanternas servem para espantar o “mau”, mas por que elas são esculpidas de uma maneira tão especifica?

Bom, existe uma lenda que um homem chamado Jack fez um pacto com o diabo e o enganou, e por isso não era aceito nem no céu nem no inferno.

Então Jack recebeu do próprio diabo uma lanterna esculpida em um nabo para que ele pudesse vagar com ela eternamente pelo mundo sem ser incomodado. 

Doces ou travessuras? 

Na verdade, pela tradição, tanto do dia da “Véspera de Todos os Santos” quanto do festival Samhain, não tem nem doces nem travessuras.

Na véspera do dia de todos os santos era comum que crianças batessem nas portas das casas cantando e fazendo orações, e como recompensa recebiam dos moradores um bolo.

Já no Samhain, as pessoas iam de porta em porta pedindo por contribuições para a realização do grande festival. Mas, a junção de todas as práticas acabou resultando na cultura que existe hoje no Halloween, de bater nas portas e pedir doces. 

O Halloween é uma data comemorativa cheia de história e magia. Vale a pena se deixar envolver por esse “clima de terror” e festeja-lo. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
estudar ead vale a pena?

Cresce a busca por cursos EAD no Brasil

Abra para uma Surpresa – Origem do Meme