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5 vitaminas que você não sabe para que servem

função das vitaminas
O complexo B conta com nove vitaminas e cada uma tem uma função no organismo. Autor: MasterTux / Fonte: Pixabay.com
função das vitaminas
O complexo B conta com nove vitaminas e cada uma tem uma função no organismo. Autor: MasterTux / Fonte: Pixabay.com

As vitaminas são nutrientes essenciais para manter o organismo em funcionamento, além de proporcionar energia, bem-estar e combater doenças.

Ingeridas através dos alimentos, as vitaminas também podem ser adquiridas por meio de suplementos, em casos de deficiência nutricional ou problemas de absorção.

Tamanha a importância desses nutrientes que sua falta pode gerar desde um simples cansaço causado pela má alimentação até doenças mais graves. Por isso, elas são indispensáveis para a saúde.

Tipos

Existem 13 vitaminas ao todo que são divididas de acordo com as substâncias que as dissolvem dentro do corpo. As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, ou solúveis em gordura.

Por isso, elas precisam ser ingeridas juntamente com uma fonte saudável de gordura. No entanto, se consumidas em excesso, também podem prejudicar a saúde.

Já a vitamina C e as do complexo B, que são oito no total, são solúveis em água e, por isso, seu excesso acaba sendo eliminado pelos rins. Também por esta razão, elas devem ser repostas diariamente.

Função

Dentre todas as vitaminas, certamente, você já ouviu falar que a vitamina C e a D – adquiridas, principalmente, através de frutas cítricas e da exposição da pele ao sol, respectivamente – são importantes para fortalecer a imunidade e fortalecer os ossos.

Também é possível que você já tenha ouvido falar na atuação da vitamina A na saúde da visão e da vitamina E para a pele. Mas e, com relação às demais? Você de fato conhece a função das vitaminas necessárias para a sua saúde?

Para lhe ajudar a entender como esses nutrientes agem na saúde do organismo, a seguir, você confere uma lista com cinco vitaminas menos conhecidas, mas não menos importantes:

  • Vitamina B2

Parte do complexo B, a vitamina B2 ou riboflavina, é indispensável para o crescimento, o sistema respiratório e a eliminação de radicais livres.

Esse nutriente pode ser consumido através da couve, brócolis, espinafre, repolho, entre outros alimentos. Sem a vitamina B2 no corpo, podem ocorrer inflamações na boca, sensibilidade visual, anemia, coceira e descamação da pele.

  • Vitamina B3

A nicotinamida ou B3 é outro componente do complexo B. Essa vitamina está ligada à produção de hormônios como estrogênio, progesterona, testosterona e insulina.

Sua deficiência ocorre com a baixa ingestão de cereais integrais, cenoura, batata-doce e tomate, e pode provocar diarreia, fadiga, insônia, irritabilidade e dermatite.

  • Vitamina B5

Outra vitamina importante do complexo B e que você talvez não conheça é a B5, ou o ácido pantotênico. Esse nutriente ajuda na formação de células vermelhas e dos anticorpos, fortalecendo a imunidade.

Presente na lentilha, amendoim, brócolis e abacate, sua falta pode levar à insônia, cãibras, doenças neurológicas e a uma baixa produção de anticorpos.

  • Vitamina K

Já a vitamina K, encontrada, especialmente, em vegetais verde-escuros, é fundamental para o processo de coagulação sanguínea.

Sem ela, o risco de sangramento e de hemorragias no corpo humano aumenta e se agrava. Além disso, essa vitamina ajuda na fixação do cálcio nos ossos, sendo importante para a prevenção da osteoporose.

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