no

5 sinais de que seu amigo é tóxico

Será que meu amigo é toxico?
Foto: unsplash.com

Amigos são a família que escolhemos. A frase é tão clichê quanto real: os amigos estão com a gente nos melhores e piores momentos, nos apoiam sem julgamentos, são sinônimos de lealdade e elevam nossa autoestima mesmo quando estamos numa fase ruim e sem perspectivas.

Mas, infelizmente, o contrário pode acontecer e estarmos em uma amizade tóxica sem que possamos perceber durante muito tempo. No GuiadeBemEstar, a psicóloga Sofia Vargas explica que é importante ficar atento a alguns sinais de uma amizade tóxica para começar a impor limites:

“Assim como em qualquer outra relação abusiva, muitas vezes é difícil para a pessoa que está numa amizade tóxica se dar conta disso. Se o amigo tenta te rebaixar sempre, não fica feliz com as suas conquistas e você não se sente confortável em ser quem você é perto dele, é o momento de impor limites e até mesmo se afastar” afirma Sofia.

Confira 5 sinais de que seu amigo é tóxico.

Ele sempre te critica

O amigo tóxico está sempre te criticando. Claro que o bom amigo é aquele que te aconselha e faz você enxergar seus erros, mas existe um limite entre você apontar uma falha na pessoa para ela melhorar e ser sempre aquele que reprova o que você faz o tempo todo.

Ele nunca te elogia

Amigos são aqueles que vibram com suas conquistas, menos os tóxicos. A pessoa tóxica não consegue sentir felicidade pelas suas vitórias, grandes ou pequenas. Elas são sempre minimizadas ou ignoradas pela pessoa, com profundo desinteresse. Agora se você comete um equívoco, ela é a primeira a apontar isso.

Ele faz você se sentir mal o tempo todo

Será que meu amigo é toxico?
Foto: unsplash.com

Em toda a relação, inclusive de amizade, existem falhas, desentendimentos e imprevistos. O amigo tóxico gosta de te humilhar em público e fazer você se sentir mal por coisas pequenas. Se você se sente sempre culpado perto dele e ele se aproveita de suas vulnerabilidades mais profundas contra você, fique atento que esta não é uma amizade verdadeira.

Você não consegue ser você mesmo com ele

Os amigos precisam gostar de nós exatamente como somos. Muitas pessoas acabam se anulando para tentar manter uma amizade tóxica. Se você fica desconfortável ou não consegue se soltar perto do seu amigo, provavelmente você está numa amizade tóxica. É importante você começar a abrir o jogo sobre que não gosta naquela relação e, se necessário, se afastar completamente da pessoa.

Outro ponto que pode ser levado em conta é que as amizades tóxicas sugam a sua energia ao invés de renová-las. Se após encontrar com seu amigo você sempre se sentir exausto, parecendo que um dementador te atacou, fique atento com essa amizade.

Você não o admira

Ninguém precisa concordar com ninguém. Mas se você sente vergonha da maioria das atitudes do seu amigo, não concorda com a forma como ele trata as pessoas, por exemplo, é um mau sinal, podendo afetar seus outros relacionamentos.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Charlie explicando Pepe Silvia para uma Foca

20 das barbas mais impressionantes (e estranhas)