Followers

5 fatos curiosos sobre Cleópatra

23 abr, 2019
1726 Views

Cleópatra VII é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e uma das governantes mais famosas do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra.

Mas, apesar de muita gente já ter ouvido falar dela e conhecer alguns detalhes sobre sua existência e sobre seu reinado, a verdade é que alguns fatos permanecem ainda pouco conhecidos. Conheça agora alguns segredinhos que não te contaram na escola:

1 – Ela não tinha origem egípcia

Muito embora ela tenha sido uma das mais famosas Rainhas do Egito, Cleópatra VII não era de origem egípcia, e sim de origem grega.

Nascida no Egito, a origem familiar de Cleópatra vem da Macedônia. Contam que a família da rainha chegou ao poder depois da morte de Alexandre, O Grande; em 323 a.C.

2 – Ela pode não ter sido tão bela quanto muitos imaginam

Cleópatra era conhecida por ser muito sedutora- mas a beleza pode não ter sido seu maior atributo. A conquistadora de célebres generais usava sua inteligência e cultura como arma de conquista.

A Rainha foi educada em Alexandria, um dos maiores centros intelectuais da Antiguidade, e era versada em matemática, astronomia, filosofia e oratória. Cleópatra também era fluente em pelo menos 12 idiomas, guardava grande respeito pelos eruditos de sua época e gostava de estar em sua companhia.

3 – Ela provavelmente nasceu de uma relação incestuosa

Não é nenhum segredo que, quando o assunto era o casamento, muitos membros das linhagens reais egípcias mantinham as “coisas em família” com o propósito de preservar a pureza de seu sangue real. A dinastia ptolomaica não foi diferente, e as uniões entre primos, irmãos e até pais e filhos eram bastante comuns.

4 – Ela teve uma vida pra lá de turbulenta

Cleópatra e Ptolomeu XIII deveriam reinar juntos, mas ela, muito ambiciosa, tentou chutá-lo do trono e governar sozinha- e ela fez isso mais de uma vez com todos que ameaçavam seu poder.

5 – Ela se envolveu em tretas até a morte

Além das dificuldades de manter o poder apenas em suas mãos matando TRÊS de seus irmãos, Cleópatra enfrentou problemas econômicos graves e conflitos gerados por sua arma mais fatal: a sedução.

Com várias confusões ao longo de sua vida, nem mesmo sua morte fugiu da treta: Até hoje não se sabe ao certo como ela morreu.

Conta a lenda que Cleópatra teria usado uma cobra venenosa conhecida como “asp”, tida como símbolo da realeza egípcia para tirar sua própria vida. Mas nem todos concordam com isso.

O historiador e filósofo, Plutarco (que viveu na Roma antiga na primeira década do século 1 depois de Cristo), por exemplo; afirmou que a rainha do Egito mantinha escondido em suas roupas um veneno muito potente. Outros historiadores, mais recentes até, apostam que Cleópatra possa ter usado um alfinete, mergulhado no veneno de cobra, para se envenenar, ao espetar seu corpo com ele.

E aí, você conhece mais alguma curiosidade?

 

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.