A literatura brasileira é maravilhosa, mas muitas vezes pouco valorizada em solo nacional.
Conhecer nossa literatura é importante e ler mulheres escritoras brasileiras com certeza faz parte dessa importância.
Por isso, separamos para você escritoras para conhecer e ler em 2021, ou quem sabe, reler.
Cecilia Meireles
Cecilia Meireles foi uma mulher das artes, escreveu crônicas e poemas, foi tradutora, pintora e educadora.
Uma grande poetisa brasileira que teve como sua obra mais importante o livro “Romance da inconfidência”.
Um livro que constrói um retrato da Inconfidência Mineira em versos e foi escrito a partir e muita pesquisa histórica da autora.
Seu livro é importante para termos uma visão diferente desse fato histórico, um olhar que apenas a literatura pode trazer.
Maria Firmina da Reis
Essa autora trouxe um marco muito importante para a literatura brasileira ao publicar o primeiro romance escrito por uma mulher negra em toda América Latina.
“Úrsula”, além de ser o primeiro romance abolicionista de autoria feminina, traz a história de um triangulo amoroso de três pessoas negras muito diferentes do que era comum se ver na literatura da época.
Raquel de Queiroz
Escritora, romancista, jornalista e dramaturga, Raquel de Queiroz teve um importante papel para a literatura feminina no Brasil, sendo a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.
Tem como sua obra de maior importância o livro “O Quinze”.
Apesar de sua obra mais importante enquanto escritora feminina é “Três Marias” onde ela destaca quais eram os papéis impostos para as mulheres na época.
Lygia Fagundes Telles
A maior escritora brasileira viva, Lygia Fagundes Telles é sem dúvidas uma das mais importantes escritoras brasileiras.
Seu livro de contos, Filhos Pródigos, traz histórias todas vivências por protagonistas mulheres envoltas em conflitos consigo e com pessoas próximas.
Clarice Lispector
Bastante conhecida, Clarice Lispector é uma grande escritora brasileira que em suas obras retrata conflitos mais profundos que temos em nós.
Em seu livro “Paixão Segundo G.H.”, nos deparamos com um cenário comum aonde vão surgindo conflitos até encaminhar-se para uma grande revelação.
A escrita de Clarice nos prende e nos faz entrar nesses conflitos e então ter a revelação junto com a personagem.
Ler e conhecer a obra de escritoras brasileiras é importante para entendermos a realidade de cada de cada época e absorvermos o impacto que essa literatura escrita por mulheres pode nos trazer.
Comentários
Loading…