no

5 COISAS QUE PESSOAS SOCIALMENTE INTELIGENTES FAZEM

pessoas socialmente inteligentes

A princípio pessoas socialmente inteligentes são confiantes e alcançam o sucesso em múltiplas áreas da vida. O que podemos aprender com elas?

A maioria das pessoas é inteligente o suficiente para alcançar resultados acima da média. Inclusive você provavelmente é inteligente o suficiente para obter os resultados que deseja. Mas você deve ser capaz de combinar diferentes formas de ‘inteligência’ para conseguir chegar onde quer.

A inteligência emocional ajuda a manter o curso quando você está tentando alcançar seus objetivos. Eu contaria características como disciplina e ética de trabalho como formas de inteligência também, porque parte de ser inteligente é agir com base no conhecimento que você tem.

Por último, o tipo de inteligência sobre o qual falarei hoje, a inteligência social é crucial em todas as áreas de sua vida que são importantes para você. Da carreira aos negócios e aos relacionamentos em geral, sua capacidade de se relacionar bem com os outros pode ter um grande impacto no desenrolar de sua vida.

É uma forma totalmente diferente de inteligência. E pode ser algo que falta às pessoas realmente inteligentes. Todos nós temos pontos cegos. Pessoas socialmente inteligentes evitam essas gafes tanto quanto possível.

Escolha suas lutas

“Se você argumentar, irritar e contradizer, às vezes pode obter uma vitória; mas será uma vitória vazia porque você nunca obterá a boa vontade do seu oponente. ” – Dale Carnegie

Tento evitar discutir com as pessoas. Como diz a citação, discutir é contraproducente. Mesmo se você destruir alguém em uma discussão, você não ganha nenhum ponto social com isso. Nove em cada dez vezes, isso faz você ficar mal.

Sim, você pode debater. Sim, é importante discutir ideias com outras pessoas, mesmo com quem você discorda. Mas vamos ser honestos, com que frequência as pessoas ‘debatem’ de boa fé versus tentando enfiar seus argumentos goela abaixo? Exatamente.

Evite debates sobre questões polêmicas, por exemplo, política, religião, você conhece as outras questões de que estou falando. Perda de tempo.

Mostre uma característica que não precisa de sua ajuda para ser exibida

“Um sabe-tudo é uma pessoa que sabe tudo, exceto o quão irritante ele é.” – Demitri Martin

Se você for inteligente, ficará evidente quando falar com as pessoas. Você não precisa se esforçar para usar palavras complicadas, da mesma forma que não precisa saber responder tudo.

Outros pequenos sinais podem ser muito maiores para mostrar às pessoas como você é inteligente.

Ser um ‘sabe tudo’ sinaliza insegurança. Por que tentar tanto? Ter um conhecimento trivial é apenas um dos muitos aspectos de sua personalidade e de sua vida. A maioria das pessoas que precisa mostrar sua inteligência o faz porque sente que falta em outras áreas. É um cope.

“Evite a tentação de mostrar como você é inteligente – é muito mais inteligente esconder o mecanismo de sua inteligência.” – Robert Greene

Além disso, há benefícios positivos em ocultar sua inteligência:

  • Quando os outros não percebem que você se sente melhor do que eles, eles se abrem para você
  • Não quero ser maquiavélico, mas às vezes você quer que as pessoas subestimem você
  • Você evita a possibilidade de falar fora de sua área de especialização. Isso é algo que as pessoas inteligentes fazem com frequência, o que acaba fazendo com que pareçam burras – quando na verdade só estão ampliando seu conhecimento

Pessoas socialmente inteligentes entram nas conversas

“A maioria das pessoas não escuta com a intenção de compreender; eles ouvem com a intenção de responder. ” – Stephen Covey

Você já ouviu isso antes, mas é tão verdadeiro e útil. Pessoas socialmente inteligentes nem sempre precisam dizer uma palavra. As pessoas vão pensar que você é um ótimo conversador se simplesmente ouvi-las.

Quando você realmente ouve, pode realmente contribuir para a conversa, dando respostas atenciosas. Às vezes você pode fazer com que eles se sintam ouvidos somente repetindo o que disseram. 

Pense em como você se sente irritado quando fica claro que alguém eventualmente não está ouvindo você. Eles estão apenas esperando para entrar e contar sua história. 

E enquanto estamos vendo de fora conseguimos perceber o quanto fica estranho quando as pessoas estão tentando pular umas nas outras para falar.

Da próxima vez que você estiver conversando, tente não se intrometer e preencher o espaço morto falando de você. Mantenha contato visual e ouça verdadeiramente a outra pessoa. 

Às vezes, as pessoas até estranham porque é muito raro que as pessoas realmente mostrem contenção na conversa. Elas raramente OUVEM.

O melhor de tudo é que você pode usar essa habilidade em todos os tipos de ambientes – conversas individuais, entrevistas, festas e reuniões em grupo. Experimente e veja a mágica acontecer.

Não revele muito sobre si

“Sempre diga menos do que o necessário.” – Robert Greene

Novamente, este é semelhante ao ponto acima, mas um pouco diferente. Veja, é isso, você não precisa fazer muito para ser socialmente inteligente. 

Caramba, ser socialmente inteligente geralmente é o resultado de se fazer menos!

O sucesso na vida vem de ficar realmente bom em fazer coisas simples e óbvias. Se essas estratégias parecem simples para você, pergunte-se como você realmente as executa.

Enfim, nove em dez vezes é sempre melhor se conter.

Melhor ficar calado e ser considerado um tolo do que falar e remover todas as dúvidas. – Abraham Lincoln

Você não precisa se tornar mudo. Você não precisa evitar compartilhar sua opinião completamente. Apenas pense por um segundo. Você entendeu. Ao dizer menos, você agrega mais valor ao que diz.

Pense nas pessoas que você conhece que sempre yap, yap, yap. Você os leva a sério? Agora, pense nas pessoas que não falam constantemente, mas mergulham em conversas com bons insights, piadas contundentes e comentários perceptíveis.

Você pode ser gregário, falante e expressivo sem falar muito .

Não revele muito sobre os outros

“Seja impecável com sua palavra. Fale com integridade. Diga apenas o que você quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou para fofocar sobre outras pessoas. Use o poder da sua palavra na direção da verdade e do amor. ” Don Miquel Ruiz

É possível evitar a fofoca? Eu não sei. Mas é importante estar atento ao que você diz. Se você vai falar sobre outras pessoas, tenha algo positivo a dizer. Não é que você precise ter uma opinião elevada de todos que conhece, mas a maneira como você compartilha suas opiniões é importante.

A frase ‘elogie especificamente, critique em geral’ é uma boa dica. 

Se você tiver problemas com uma determinada maneira de pensar ou comportamento, expresse isso, mas evite atacar as pessoas diretamente. 

E então seja prudente com seus elogios também. 

Você não precisa ser um puxa-saco, apenas adquira o hábito de elogiar as pessoas quando elas fazem algo que realmente impressiona você.

Quando outras pessoas estão fofocando e querem que você faça parte, evite fazê-lo com elegância. Não diga algo como “Eu não sou um fofoqueiro”. 

Use uma frase que indique que você não vai se envolver sem ser rude. 

Normalmente direi algo como “Ah, sim, não os conheço muito bem. Não posso falar sobre isso. ” E então vá direto para o próximo assunto.

Fofocar é natural. É uma parte de nossa fiação evolutiva. Portanto, você não precisa monitorar cuidadosamente a si mesmo e aos outros para ter certeza de que há 0% de fofoca. Basta estar atento e diplomático.

Não fique à frente demais

“Não é o gênio no topo dando orientações que torna as pessoas excelentes. São ótimas pessoas que fazem o cara no topo parecer um gênio. ” – Simon Sinek

Similarmente ao ponto sobre exibir sua inteligência, evite se gabar ou assumir o crédito por cada pequena coisa. Se você estiver trabalhando com uma equipe, dê crédito à equipe . 

Da mesma forma, ao invés de se gabar de suas realizações, fale sobre as coisas em sua vida que o entusiasmam.

Em outras palavras, as pessoas percebem quando você está orgulhoso de suas realizações. Logo, você não precisa dizer a elas abertamente. 

Além disso, como você já ´pode ter concluído, qualquer coisa pode ser vista como um sinal de insegurança em vez de confiança.

A confiança irradia. Quando você sabe quem você é, o que valoriza, o que deseja da vida, o tipo de pessoa com quem deseja se associar, etc., pode transmitir tudo isso.

Pessoas socialmente inteligentes fazem coisas simples. Então mantenha simples

Enfim, parece clichê mas não é. As coisas mais simples da vida sempre funcionam melhor.

Você vai ganhar amigos e influenciar pessoas. Sua falta de carência atrairá pessoas para você. E por fim, você transmitirá tudo o que deseja que os outros saibam, sem precisar forçar nada.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

5 Lugares incríveis para conhecer no Brasil.

Fantasia para cachorro

Fantasia para cachorro: os mais incríveis do Halloween