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5 coisas que as pessoas emocionalmente estáveis ​​não fazem

Via: Unsplash / @ninovisalli

Existe uma crença comum de que algumas pessoas são emocionalmente estáveis por natureza, enquanto outras têm um temperamento mais desequilibrado.

E embora haja provavelmente algumas influências genéticas em como somos emocionais, a influência muito maior é algo que a maioria das pessoas não percebe:

São seus hábitos que determinam o quão emocional você se sente, especialmente seus hábitos mentais.

As pessoas que se sentem emocionalmente instáveis:

  • Se perdem em espirais de preocupação e ansiedade.
  • Ficam presos em crises de depressão e mau humor.
  • Sentem raiva e ficam chateados com o menor estresse ou dificuldade.

Mas, por experiência própria, o que leva a toda essa instabilidade emocional é uma coleção de hábitos mentais sutis, mas poderosos. 

Na verdade, a maioria desses hábitos foram aprendidos e reforçados há muito tempo, na primeira infância, mas nunca foram desaprendidos.

5 coisas que as pessoas emocionalmente estáveis ​​não fazem

Descubra o que as pessoas emocionalmente estáveis não fazem
Via: Unsplash / @eyeforebony

Felizmente, qualquer pessoa pode aprender a se tornar mais estável emocionalmente. A chave é identificar e eliminar esses hábitos mentais inúteis que causam tanto sofrimento emocional excessivo.

Deixe de lado esses 5 hábitos e você descobrirá que você é uma pessoa emocionalmente mais estável do que jamais imaginou – capaz de vivenciar todas as suas emoções sem ser dominado por elas.

Acreditar em tudo que você pensa

Só porque você tem um pensamento, isso não o torna verdadeiro.

Como humanos, nossa capacidade de pensar racional e criativamente é um de nossos maiores pontos fortes. Sem ele, não teríamos as sonatas de Beethoven, as formas democráticas de governo, os romances de Charles Dickens ou uma cura para a poliomielite.

Mas para cada ideia interessante, criativa ou mesmo genial que nossas mentes produzem, ela também gera centenas, senão milhares, de pensamentos bobos, irracionais ou simplesmente bizarros que não têm nenhum significado.

Aqui está um exemplo: 2 + 2 = 5.

Se você leu isso, o pensamento “ 2 + 2 = 5” estava em sua cabeça. Mas o simples fato de você pensar que não é verdade.

Claro, não são apenas pensamentos irracionais que nossa mente produz: a mente também é capaz de gerar pensamentos que são na verdade inúteis ou mesmo totalmente maus. Os pensamentos podem levar a campos de concentração e guerras químicas tão facilmente quanto o Habitat for Humanity ou o Peace Corp.

O ponto é este:

Seus pensamentos não são inerentemente verdadeiros ou úteis. E presumir que sim é uma receita para o sofrimento emocional.

Quando você assume que todos os pensamentos que sua mente lança são verdadeiros, você acaba pensando mais sobre isso:

  • Se uma preocupação irracional sobre a morte de seu cônjuge em um acidente de carro no caminho do trabalho para casa surgir em sua mente, seu hábito de acreditar em todos os seus pensamentos vai causar muito excesso de ansiedade .
  • Ou se um julgamento irracional de um colega de trabalho vier à sua mente, o seu hábito de acreditar em todos os seus pensamentos o levará a um excesso de frustração e possivelmente a um comportamento rude.
  • Se alguma conversa interna negativa sobre um erro recente que você cometeu vier à sua mente, seu hábito de acreditar em todos os seus pensamentos o levará a um excesso de culpa e vergonha.

Pensar demais está na raiz da maioria das formas de sofrimento emocional. Pare de acreditar que todos os seus pensamentos são verdadeiros e você parará de pensar demais.

Não acredite em tudo que você pensa. Os pensamentos são apenas isso … pensamentos.

– Allan Lokos

Julgando-se por como você se sente

Não faz sentido se julgar por coisas que você não pode controlar, especialmente suas emoções.

Nenhum sistema legal do mundo que eu conheça condenaria alguém à prisão por sentir raiva. Não importa o quão raivoso uma pessoa se sinta, como sociedade, nós apenas julgamos as pessoas pelo que elas fazem – por seu comportamento.

E a razão para isso é simples: não faz sentido julgar alguém por algo que ela não pode controlar. E você não pode controlar diretamente como se sente: não pode simplesmente abaixar sua tristeza mais do que pode aumentar sua felicidade!

Mas é uma estranha peculiaridade da natureza humana que, embora saibamos que isso é verdade, especialmente para outras pessoas, o ignoramos quando se trata de nós mesmos:

  • Temos empatia com as outras pessoas por nos sentirmos ansiosos, mas dizemos a nós mesmos que estamos fracos no minuto em que começamos a ficar nervosos com alguma coisa.
  • Estamos sendo compreensivos com os amigos que estão se sentindo deprimidos ou sofrendo, mas dizemos a nós mesmos para “engolir” e “parar de ser um vagabundo preguiçoso!”

É mais do que irônico:

Você é compassivo com seus amigos quando eles se sentem mal, mas no momento em que começa a sofrer emocionalmente, você se critica por isso!

Um dos problemas de se julgar por como você se sente é que isso adiciona uma segunda camada de emoção dolorosa em cima da dor que você já sente:

  • Quando você se rebaixa por se sentir triste, você acaba se sentindo triste e com vergonha.
  • Ou ainda quando você se preocupa em sentir raiva, pode ficar mais ansioso do que realmente sentindo raiva.
  • E quando você se critica por sentir medo, você pode se sentir frustrado e assustado.
Sentir-se mal já é difícil, agora imagina você se sentir mal por se sentir mal.

Se você quer se livrar do hábito de se criticar por como se sente, aprenda a praticar um pouco de autocompaixão.

Seja curioso, não preconceituoso.

– Walt Whitman

Precisando encontrar significado em tudo

5 coisas que pessoas emocionalmente estáveis não fazem
Via: Unsplash / @brookecagle

A busca de significado em tudo costuma ser um mecanismo de defesa contra o medo da incerteza.

É da natureza humana não gostar da incerteza. Desde que cor de sapatos comprar até o compromisso com o cônjuge em casamento, quase sempre haverá alguma incerteza em nossas decisões e, junto com ela, alguma ansiedade.

Mas para algumas pessoas – especialmente aquelas criadas em ambientes caóticos ou extremamente imprevisíveis – eles aprenderam a ver a incerteza como perigosa e a ser evitada a todo custo. E uma maneira comum de evitar a ansiedade da incerteza é interpretar o significado de tudo.

Dizendo a nós mesmos que tudo significa alguma coisa, damos a nós mesmos a ilusão de certeza.

Mas se você depende constantemente da criação de significado como uma muleta para aliviar a ansiedade da incerteza, sua tolerância à incerteza fica cada vez mais fraca.

E em algum momento, a realidade irá alcançá-lo, exigindo que você enfrente a incerteza fundamental da vida:

  • Talvez um amigo próximo morra tragicamente em tenra idade “sem um bom motivo”.
  • Ou então pode ser que você seja despedido do emprego dos seus sonhos “sem um bom motivo”.
  • Ou ainda seu cônjuge o abandone “sem um bom motivo”.

Inventar histórias sobre como tudo isso significa que algo eventualmente para de funcionar quando a incerteza se torna grande o suficiente. E se você não desenvolveu a força emocional para tolerar a incerteza, seu humor e suas emoções sofrerão profundamente. Depressão e ansiedade severa geralmente são o resultado.

Pessoas emocionalmente estáveis ​​estão dispostas a encarar um futuro incerto e aceitá-lo exatamente como ele é.

Pratique aceitar a incerteza em pequenas coisas e você será capaz de lidar com ela com confiança quando chegar em grandes formas – como sempre acontece eventualmente.

A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.

– William James

Tentando controlar tudo

Problemas de controle geralmente são um sinal de insegurança e medo do desamparo.

Assim como a necessidade de encontrar um significado em todos os lugares é um sinal de que você tem medo da incerteza, precisar controlar tudo é um sinal de que você tem medo de se sentir impotente.

O problema é que você está indefeso. Pelo menos em muitos casos. É simplesmente a natureza da vida que não podemos controlar tudo que gostaríamos de poder:

  • Você não pode controlar se seu melhor amigo para de fumar tanta maconha todos os dias.
  • Nem pode controlar se seu chefe pensa que você é inteligente.
  • E você também não pode controlar se seu cônjuge se sente estressado no final do dia.

Seu poder e influência nesta vida são limitados.

Você pode tentar influenciar as pessoas da maneira que achar melhor, mas é um erro assumir a responsabilidade pelos resultados.

Quando sua crença inconsciente é de que você deve ser capaz de controlar o resultado de tudo, você acaba tendo expectativas irrealisticamente altas para si mesmo. E, inevitavelmente, essas expectativas são violadas, levando a grandes oscilações emocionais:

  • Você encontra seu melhor amigo fumando maconha depois que ele disse que ia parar, o que o leva a uma onda de frustração e decepção.
  • Seu chefe dá a você um monte de feedback negativo após uma apresentação que você considerou ótima, levando à vergonha e à dúvida.
  • Seu cônjuge volta para casa estressado novamente, apesar de você ter telefonado para eles naquele dia na hora do almoço para verificar o que estava acontecendo, levando à raiva e ressentimento.

Lembre-se de que não há problema em se sentir impotente. Às vezes, simplesmente não podemos ajudar. Viver em negação sobre isso não vai ajudar ninguém no longo prazo – muito menos você mesmo.

Reduzir suas expectativas a um nível realista não significa que você não se importe. Significa que você está sendo honesto consigo mesmo.

Finalmente, tenha a humildade de aceitar que você não pode controlar tanto quanto gostaria. Faça o seu melhor, mas não finja que você é Deus.

Uma pessoa racional pode encontrar paz cultivando indiferença a coisas fora de seu controle.

– naval

Tomar decisões com base em emoções em vez de valores

Pessoas que passam o tempo fugindo de sentimentos dolorosos geralmente não têm energia para as coisas que mais importam – suas aspirações mais elevadas.

Todos nós queremos nos sentir bem. Mas a decisão de se sentir bem agora muitas vezes tem um custo alto em como nos sentimos mais tarde:

  • Pedir a um amigo para tranquilizá-lo quando você está preocupado parece melhor agora. Mas, a longo prazo, você está ensinando a seu cérebro que não é capaz de lidar com sua própria ansiedade. Isso corrói sua confiança e o deixa mais ansioso a longo prazo.
  • Deixar aquele comentário sarcástico voar durante uma discussão com seu cônjuge é bom no momento. Mas, a longo prazo, você está destruindo a confiança em seu relacionamento.
  • Ficar na cama porque não está motivado se sente melhor agora. Mas, a longo prazo, você está matando sua auto-estima porque está treinando sua mente para não acreditar que cumpre seus compromissos consigo mesmo.

Não é que as emoções e os sentimentos sejam ruins ou sempre enganosos: às vezes, são muito úteis!

Mas é um erro tratar seus sentimentos como evangelho: a realidade é que nossas emoções freqüentemente estão em conflito direto com nossos valores.

Se quiser se sentir mais equilibrado emocionalmente, você deve aprender a subordinar seus sentimentos aos seus valores.

E a melhor maneira de fazer isso é lembrando-se consistentemente desses valores e aspirações:

  • Eu me preocupo em me sentir confortável na cama ou em chegar ao meu peso ideal e em ser saudável e vital?
  • Eu me preocupo em me sentir menos ansioso agora ou me tornar uma pessoa confiante?
  • Preocupo-me em me sentir bem ou em ter um bom relacionamento com meu cônjuge?
Você pode tomar decisões com base em como se sente ou em seus valores. Escolha sabiamente.

Entre o estímulo e a resposta, existe um espaço. Nesse espaço está nosso poder de escolher nossa resposta.

– Viktor Frankl

Em conclusão: Como ser mais emocionalmente estável?

Todos experimentam emoções dolorosas. Tornar-se uma pessoa mais estável emocionalmente significa que você melhora seu relacionamento com suas emoções, cultivando formas saudáveis ​​de reagir a elas:

Não acredite em tudo que você pensa.

Pare de se julgar por como você se sente.

Nem tudo tem que significar alguma coisa.

Desista de tentar controlar tudo.

Tome decisões com base em seus valores, não em seus sentimentos.

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