no

4 Métodos de organização para otimizar a vida

É ótimo quando nos organizamos e conseguimos manter a casa arrumada e a rotina de trabalho ou estudos funcionando.

Mas muitas vezes nós nem sabemos por onde começar. E é por isso que separamos 4 métodos de organização que vão te ajudar a colocar a vida lugar e otimizar seu tempo. 

Técnica Pomodoro

Esse talvez seja um dos métodos de organização de tempo mais famosos. Essa técnica se baseia em dividir a sequencia de trabalho ou estudo em blocos.

O principal objetivo é aumentar a agilidade do cérebro e com isso incentivar o foco. Cada um desses blocos deve ter 25 minutos de trabalho ou estudo, seguido de 5 minutos de pausa e depois mais um bloco de 25 minutos.

É importante fazer a cronometragem desse tempo usando um despertador para que você não se perca nos minutos. 

Método Ivy Lee

Esse é um dos métodos de organização mais antigos. Ele pretende nos incentivar a priorizar algumas atividades que devem ser realizadas com mais urgência, e gerenciar nosso tempo para cumpri-las.

O método funciona em cinco passos:
1. Ao final do expediente você deve fazer uma lista com 6 tarefas que devem ser realizadas no dia seguinte (a quantidade de tarefas não deve passar de 6);

2. Elencar as tarefas por ordem de prioridade;

3. No dia seguinte siga rigidamente a lista, você não deve começar a segunda tarefa até a primeira estar totalmente concluída e assim por diante; 

4. Se no final do dia você não tiver conseguido concluir alguma tarefa ela deve ir pra lista do dia seguinte; 

5. Você deve repetir os mesmos passos todos os dias.

Método GTD

O GTD (Getting things done) é um método de organização que poderia ter seu nome traduzido para o português como “Fazer as coisas”.

O método propõe que esvaziemos as nossas mente para conseguir visualizar as atividades a serem realizadas de forma racional.

Isso faz com que não pensemos em muitas coisas ao mesmo tempo e ajuda a nos prepararmos para realizar essas atividades. Esse método também é constituído por cinco passos: 

  1. Fazer uma lista das tarefas a serem realizadas para que você não se esqueça;
  2. Analisar cada uma das atividades para que você consiga se planejar;
  3. Fazer uma nova lista, agora colocando as tarefas organizadas por contextos e características para ficar claro em que momento do dia você trabalhará em cada uma delas;
  4. Planejar como cada uma das atividades deve ser realizada;
  5. Ao executar cada tarefa você deve se manter focado no que esta fazendo sem pensar nas tarefas futuras. 

KonMari

O método desenvolvido por Marie Kondo é focado na organização da casa e propõe que façamos uma grande reavaliação em tudo que temos para que possamos descartar o que não é mais útil e assim reorganizar os espaços. 

Você pode acompanhar o método em prática na série Ordem na Casa, da plataforma Netflix, mas enquanto isso vamos te dar algumas dicas de como ele funciona: 

  • Arrume tudo de uma vez;
  • Descarte o que for necessário;
  • Separe tudo por categorias;
  • Organize tudo de uma maneira que fique visível e prática;

Gostou desses métodos de organização? Então corre organizar cada pedacinho da sua vida pra você ficar mais tranquilo

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
mafalda

Mafalda – sua origem e algumas tirinhas

5 coisas que as pessoas emocionalmente estáveis ​​não fazem