É ótimo quando nos organizamos e conseguimos manter a casa arrumada e a rotina de trabalho ou estudos funcionando.
Mas muitas vezes nós nem sabemos por onde começar. E é por isso que separamos 4 métodos de organização que vão te ajudar a colocar a vida lugar e otimizar seu tempo.
Técnica Pomodoro

Esse talvez seja um dos métodos de organização de tempo mais famosos. Essa técnica se baseia em dividir a sequencia de trabalho ou estudo em blocos.
O principal objetivo é aumentar a agilidade do cérebro e com isso incentivar o foco. Cada um desses blocos deve ter 25 minutos de trabalho ou estudo, seguido de 5 minutos de pausa e depois mais um bloco de 25 minutos.
É importante fazer a cronometragem desse tempo usando um despertador para que você não se perca nos minutos.
Método Ivy Lee

Esse é um dos métodos de organização mais antigos. Ele pretende nos incentivar a priorizar algumas atividades que devem ser realizadas com mais urgência, e gerenciar nosso tempo para cumpri-las.
O método funciona em cinco passos:
1. Ao final do expediente você deve fazer uma lista com 6 tarefas que devem ser realizadas no dia seguinte (a quantidade de tarefas não deve passar de 6);
2. Elencar as tarefas por ordem de prioridade;
3. No dia seguinte siga rigidamente a lista, você não deve começar a segunda tarefa até a primeira estar totalmente concluída e assim por diante;
4. Se no final do dia você não tiver conseguido concluir alguma tarefa ela deve ir pra lista do dia seguinte;
5. Você deve repetir os mesmos passos todos os dias.
Método GTD

O GTD (Getting things done) é um método de organização que poderia ter seu nome traduzido para o português como “Fazer as coisas”.
O método propõe que esvaziemos as nossas mente para conseguir visualizar as atividades a serem realizadas de forma racional.
Isso faz com que não pensemos em muitas coisas ao mesmo tempo e ajuda a nos prepararmos para realizar essas atividades. Esse método também é constituído por cinco passos:
- Fazer uma lista das tarefas a serem realizadas para que você não se esqueça;
- Analisar cada uma das atividades para que você consiga se planejar;
- Fazer uma nova lista, agora colocando as tarefas organizadas por contextos e características para ficar claro em que momento do dia você trabalhará em cada uma delas;
- Planejar como cada uma das atividades deve ser realizada;
- Ao executar cada tarefa você deve se manter focado no que esta fazendo sem pensar nas tarefas futuras.
KonMari

O método desenvolvido por Marie Kondo é focado na organização da casa e propõe que façamos uma grande reavaliação em tudo que temos para que possamos descartar o que não é mais útil e assim reorganizar os espaços.
Você pode acompanhar o método em prática na série Ordem na Casa, da plataforma Netflix, mas enquanto isso vamos te dar algumas dicas de como ele funciona:
- Arrume tudo de uma vez;
- Descarte o que for necessário;
- Separe tudo por categorias;
- Organize tudo de uma maneira que fique visível e prática;
Gostou desses métodos de organização? Então corre organizar cada pedacinho da sua vida pra você ficar mais tranquilo!
Comentários
Loading…