É normal depois de um longo dia de trabalho se sentir cansado e desejar mais do que nunca uma boa noite de sono.
Mas é comum apresentar cansaço com muita frequência ou sem motivos aparentes? A resposta para essa pergunta é não e caso isso esteja acontecendo com você é preciso descobrir por quê.
Muitas são as causas do cansaço frequente e esse costuma ser um dos sinais de que é preciso desacelerar e tirar um tempo para descansar da rotina, seja ela de trabalho ou estudos.
Porém, a carga de trabalho excessiva não é o único motivo para que você se sinta tão cansado e na realidade diversos outros hábitos podem ser responsáveis por isso. Abaixo você descobre quais são os principais e como evitá-los.
Má alimentação
A alimentação funciona como um combustível para o organismo e fornece nutrientes, vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
Quando se tem uma alimentação ruim, repleta de gorduras e açúcares e pobre em bons componentes, o organismo deixa de funcionar da maneira correta, o que predispõe ao surgimento do cansaço e de algumas afecções.
Angélica Collado, formada em medicina e editora do Saudável & Forte, explica que se você está se sentindo cansado com muita frequência deve procurar por um médico para ser examinado e realizar alguns exames, pois doenças como a anemia podem ser responsáveis por esse problema.
Deve-se também tentar se alimentar melhor e evitar alimentos muito processados e doces.
Excesso de cafeína

Tomar um cafezinho pela manhã ou logo depois do almoço ajuda a acordar e se manter alerta durante o dia. Mas o consumo de cafeína em excesso pode ser prejudicial e causar um efeito contrário.
Logo após ingerir café é comum se sentir mais disposto, porém quem já está com cansaço acumulado após passar o efeito da cafeína se sentirá ainda mais cansado, pois realizou esforços maiores do que o corpo estava pronto para suportar.
Beber bebidas que contém cafeína à noite é outra maneira de atrapalhar o organismo porque será mais difícil de dormir e o descanso não será tão eficiente.
Não praticar exercícios
A prática de atividades físicas têm uma série de vantagens e dentre elas está a diminuição do cansaço.
Quando nos exercitamos há um fortalecimento de músculos, a circulação sanguínea melhora e consegue-se ter mais energia para o dia a dia.
Porém, quando os exercícios não são realizados, diversas funções são prejudicadas o que diminui a disposição, leva ao aumento de peso e ainda consegue elevar a sensação de cansaço.
Por isso, a recomendação é que sejam praticadas atividades físicas todos os dias por pelo menos 30 minutos.
Baixa ingestão de água
A desidratação causada pela baixa ingestão de água gera uma alteração no equilíbrio dos sais minerais que se encontram dentro do organismo, o que modifica diversas funções vitais.
Quando ela ocorre há uma diminuição no volume sanguíneo e isso faz com que o coração não consiga funcionar da maneira correta, levando a uma redução da velocidade com que o oxigênio e os nutrientes chegam aos músculos e órgãos.
Isso promove uma sensação de cansaço e pode gerar também sonolência. Para evitar esses problemas basta ingerir água em boa quantidade, principalmente nos dias mais quentes.
Comentários
Loading…