no

4 hábitos que podem estar te deixando cansado

porque estou sempre cansado

É normal depois de um longo dia de trabalho se sentir cansado e desejar mais do que nunca uma boa noite de sono.

Mas é comum apresentar cansaço com muita frequência ou sem motivos aparentes? A resposta para essa pergunta é não e caso isso esteja acontecendo com você é preciso descobrir por quê.

Muitas são as causas do cansaço frequente e esse costuma ser um dos sinais de que é preciso desacelerar e tirar um tempo para descansar da rotina, seja ela de trabalho ou estudos.

Porém, a carga de trabalho excessiva não é o único motivo para que você se sinta tão cansado e na realidade diversos outros hábitos podem ser responsáveis por isso. Abaixo você descobre quais são os principais e como evitá-los.

Má alimentação

A alimentação funciona como um combustível para o organismo e fornece nutrientes, vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Quando se tem uma alimentação ruim, repleta de gorduras e açúcares e pobre em bons componentes, o organismo deixa de funcionar da maneira correta, o que predispõe ao surgimento do cansaço e de algumas afecções.

Angélica Collado, formada em medicina e editora do Saudável & Forte, explica que se você está se sentindo cansado com muita frequência deve procurar por um médico para ser examinado e realizar alguns exames, pois doenças como a anemia podem ser responsáveis por esse problema.

Deve-se também tentar se alimentar melhor e evitar alimentos muito processados e doces.

Excesso de cafeína

porque estou sempre cansado
Fonte: Christian Erfurt / Unsplash

Tomar um cafezinho pela manhã ou logo depois do almoço ajuda a acordar e se manter alerta durante o dia. Mas o consumo de cafeína em excesso pode ser prejudicial e causar um efeito contrário.

Logo após ingerir café é comum se sentir mais disposto, porém quem já está com cansaço acumulado após passar o efeito da cafeína se sentirá ainda mais cansado, pois realizou esforços maiores do que o corpo estava pronto para suportar.

Beber bebidas que contém cafeína à noite é outra maneira de atrapalhar o organismo porque será mais difícil de dormir e o descanso não será tão eficiente.

Não praticar exercícios

A prática de atividades físicas têm uma série de vantagens e dentre elas está a diminuição do cansaço.

Quando nos exercitamos há um fortalecimento de músculos, a circulação sanguínea melhora e consegue-se ter mais energia para o dia a dia.

Porém, quando os exercícios não são realizados, diversas funções são prejudicadas o que diminui a disposição, leva ao aumento de peso e ainda consegue elevar a sensação de cansaço.

Por isso, a recomendação é que sejam praticadas atividades físicas todos os dias por pelo menos 30 minutos.

Baixa ingestão de água 

A desidratação causada pela baixa ingestão de água gera uma alteração no equilíbrio dos sais minerais que se encontram dentro do organismo, o que modifica diversas funções vitais.

Quando ela ocorre há uma diminuição no volume sanguíneo e isso faz com que o coração não consiga funcionar da maneira correta, levando a uma redução da velocidade com que o oxigênio e os nutrientes chegam aos músculos e órgãos.

Isso promove uma sensação de cansaço e pode gerar também sonolência. Para evitar esses problemas basta ingerir água em boa quantidade, principalmente nos dias mais quentes.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
filmes de Halloween

Filmes de Halloween para quem não gosta de terror

Os melhores contos de terror para entrar no clima do Halloween