no

19 felinos selvagens ameaçados de extinção

# 1 Guepardo asiático
Essa espécie de guepardo vive em zonas áridas do Irã e atualmente está ameaçado devido às caças ilegais na Índia, local que a proteção por lei demorou para ser feita. Estima-se que existam apenas 300 exemplares de guepardos asiáticos pelo mundo.

Asiatic-Cheetah-934x

# 2 Leopardo da neve
Os leopardos da neve estão perfeitamente adaptados aos climas frios e montanhosos da Ásia Central, porém estão diminuindo consideravelmente na natureza devido à procura de sua pelagem. Atualmente existem entre 4.000 e 6.500 leopardos dessa espécie na natureza.

LEOPARDO-NEVESnow-Leopard-2-934x

# 3 Gato Pescador
Esse gato selvagem de médio porte pode ser encontrado no sul e sudeste da Ásia. Tem como parente próximo a jaguatirica, portanto essa espécie se dá muito bem ao logo de rios, córregos e manguezais. Em 2008 a IUNC classificou o gato Pescador como ameaçada devido ao avanço do homem em seu habitat.

Fishing-Cat-934xFishing-Cats-934x

# 4 Gato Bornéu (Bay Cat)
Essa espécie é considerada muito rara. Tem como habitat uma ilha chamada Bornéu, na Indonésia, porém pesquisadores estimam que existam menos de 2.500 exemplares. Até fotos desse gato são extremamente raras!

Borneo-Bay-Cat-934xborneu

# 5 Gato de cabeça chata
Considerado um pequeno gato selvagem, a espécie está distribuída na Malásia, Bornéu e Sumatra. Em 2008 entrou para a lista dos animais ameaçados, pois seu habitat úmido estava sendo destruído pelos humanos. Assim como o Bay Cat, essa espécie tem no máximo 2500 exemplares e são extremamente raras em cativeiro.

Flat-Headed-Cat-934x

# 6 Gato andino
O gato andino vive nos Andes (Peru, Bolivia, Chile e Argentina) e também está ameaçada em extinção. Ao contrário dos primos maiores que recebem milhões de recur$os para a conservação, essa espécie recebe pequenos milhares. Estima-se que existam apenas 2.500 exemplares.

Andean-Mountain-Cat-934x

# 7 Lince Ibérico
Extremamente ameaçado, o Lince Ibérico é considerado um dos mamíferos mais raros do planeta. A espécie é pouco capaz de adaptar a sua dieta, então se alimentam basicamente de coelhos. Em 1950 uma doença chamada mixomatose dizimou a população de coelhos na região, o que acarretou também na queda de exemplares dessa espécie. Atualmente apenas 309 animais existem na vida selvagem.

Iberian-Lynx-1-934xlince

# 8 Gato de Pallas
Parecido com um gato doméstico, o Gato de Pallas vive em países como Mongólia e Rússia. Sua pele era muito comercializada, mas com uma lei isso foi proibido, exceto na Mongólia. O que acontece é que caçadores ilegais não respeitam as leis e continuam vendendo peles.

Pallas-Cat-934x

# 9 Gato Maracajá
Essa espécie é perfeita para viver em florestas. Dentre todos os felinos selvagens, esse é o único que consegue girar as patas traseiras em 180º, o que permite que ele fique pendurado nas árvores como um esquilo. Estima-se que mais de 14000 felinos dessa espécie são mortos a cada ano devido ao comercio da sua pele. Essa prática contribuiu muito para sua extinção, porque eles só se reproduzem a cada dois anos e a taxa de mortalidade é de 50%. Vivem na América Central e América do Sul.

Margay-934xmaracaja

# 10 Serval
Apesar de não estar em um estado preocupante de extinção, o Serval é muito caçado por sua pele e vendidos como casacos. Muitas pessoas possuem esse felino como animal doméstico.

Serval-934x11

# 11 Caracal ou lince do deserto
Assim como o Serval, essa espécie é facilmente domesticada, sendo usada para auxiliar na caça em países como Irão e Índia. Seu estado de conservação na natureza é pouco preocupante.

122 asdsd

# 12 Gato Dourado Africano
Foi há pouco tempo que os estudiosos conseguiram capturar uma imagem dessa espécie, já que são noturnos e reclusos na natureza. Sua vida na natureza é desconhecida, mas em cativeiro podem viver cerca de 12 anos.

African-Golden-Cat-934x African-Golden-Cat-2-934x

# 13 Gato Bravo Dourado da Ásia
Para variar, a espécie desse felino natural do sudoeste asiático está sendo extinta devido à caça ilegal de pele e também o desmatamento do seu habitat.

Asian-Golden-934x

# 14 Gato do Deserto
Esse felino é muito bem adaptado aos desertos arenosos do Sahara, Arábia e outros, mas também é caçado por muitos países como Egito, Marrocos, Arabia Saudita e Emirados Arabes para garantir sua pele e muitas vezes vendido como animal de estimação. Em cativeiro a espécie é bastante suscetível a doenças respiratórias.

Sand-Cat-620x0101

# 15 Leopardo de Amur
Também conhecido como Leopardo do extremo oriente, essa espécie está em perigo critico no seu estado de conservação, devido a degradação do seu habitat por consequência da exploração de madeira, agricultura, incêndios florestais e caça ilegal motivada pelo alto valor da sua pele. Estima-se que existam apenas 50 exemplares desse na natureza. Recentemente uma contagem realizada pela WWF revelou que haviam 12 leopardos de amur em um local onde haviam apenas sete nos últimos quatro anos, isso significa ótimas noticias sobre o aumento da população na natureza.

Amur-Leopard-934xAMUR

# 16 Tigre de Sumatra
Nativo da ilha de Sumatra, na Indonésia, o tigre de Sumatra é uma das 6 subespécie de tigre existentes e a mais ameaçada atualmente. Estima-se que existam até 600 exemplares distribuídos nos grandes parques da ilha. O motivo da sua extinção se dá devido a destruição do seu habitat e a caça ilegal.

Sumatran-Tiger-2-934x Sumatran-Tiger-1-620x

# 17 Leopardo Nebuloso
Natural das florestas do Nepal, Malasia, China e Sumatra, essa espécie está vulnerável de extinção devido à destruição do seu habitat pelos humanos.

Clouded-Leopard-934x010101

# 18 Gato Marmoreado
Confundido muitas vezes com o leopardo nublado, essa espécie é bem menor e tem uma cauda mais espessa. A principal ameaça do gato marmoreado é a destruição do seu local no Sudoeste da Ásia que, além de afetar o habitat natural, acaba dizimando suas prezas.

Marbled-Cat-620x

# 19 Rusty Spotted Cat
Medindo apenas 20-30 centímetros de comprimento, o Rusty Spotted Cat é o menor gato selvagem do mundo e vive Na Índia e Sri Lanka. Não sabemos quase nada sobre esse felino, apenas que está listado como vulnerável, porque muito do seu habitat foit transformado em terras para cultivo.

Rusty-Spotted-Cat-934x

O que você acha?

Written by Ana Soares

Comentários

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Complementando o filme Guardiões da Galáxia

Como o sol te vê