Followers

10 coisas que você não sabia sobre Che Guevara

10 jun, 2009
7589 Views
41 Comments

che1

O nome “Che Guevara” incita amor ou ódio. O nome é sinônimo de luta por liberdade para alguns e de carnificina para outros. O que a maioria das pessoas não sabem é que o nome real do famoso Che é nada mais nada menos que “Ernesto Lynch”.

Não é tão romântico agora, hã? O sobrenome Lynch vem da parte da família irlandesa do revolucionário. Nessa foto ele tinha 22 anos.

che2

Quando jovem Che Guevara tinha o apelido de “Chancho” (porco), por causa do seu hábito, ou falta de hábito, de tomar banho regularmente, e também pelo fato de que ele usava com orgulho uma camisa por semana.

Por toda sua vida, as pessoas comentaram sobre seu cheiro peculiar. Sem meias palavras? Che Guevara fedia pra caralho.

che3

Ao contrário da sabedoria popular, Che Guevara era uma puta de um nerd quando jovem. Seu hobby era jogar xadrez em torneios locais.

Entre os torneios nérdicos, ele lia poesias com uma paixão suspeita. As matérias preferidas de Che na escola eram por exemplo matemática e engenharia. Resumindo, se Che Guevara vivesse no século 21, ele seria um emo.

che4

Isso pode vir como um choque para os pseudo-adoradores brasileiros de Che Guevara, mas o mito na verdade não era natural de Cuba, onde lutou, e nem nunca se tornou cidadão de lá. Ele é natural da Argentina.

Quando Che Guevara nasceu, seu pai falou: “O sangue que corre na veia do meu filho, é o mesmo que corre na veia dos rebeldes irlandeses.”

che5

Há uma dúvida que pude perceber sobre esse fato na internet, mas em junho de 1953, Che Guevara completou seus estudos médicos e graduou como Dr. Ernesto Guevara. Enquanto estudava, tinha interesse pela lepra, a doença.

che6

Em 1964, Che Guevara viajou para os Estados Unidos para dar uma palestra para a “United Nations”, em New York: “Aqueles que matam suas próprias crianças e as discriminam diariamente por causa da cor da sua pele; aqueles que deixam os assassinos de negros andarem livremente, protegendo-os, e ainda mais, punindo os negros porque eles apenas pedem seus direitos como homens livres – como que eles podem se dizer guardiões da liberdade?”

che7

Tendemos a não ver Che Guevara como um homem de família, mas na verdade ele tem cinco filhos: um com a sua primeira mulher, Hilda Gadea, uma filha que nasceu na Cidade do México em 15 de fevereiro, de 1956, e outros quatro filhos que teve com sua segunda mulher, Aleida March. A foto acima é Camilo – filho de Che.

che8

Depois de sua execucão, um médico militar amputou as mãos de Che Guevara. Oficiais do exército Boliviano transferiram o corpo de Che para um lugar desconhecido e se negaram a revelar se seus restos foram enterrados ou queimados.

As mãos foram preservadas em formol e enviadas para Buenos Aires para identificar suas iniciais. Depois foram enviadas a Cuba.

che9

Essa foto foi tirada por Alberto Korda. Na ocasião, ele pensava que a foto foi tão bem tirada que a pendurou em sua parede até que um jornalista italiano a viu e perguntou se podia ficar com ela. Korda deixou.

Essa mesma imagem foi usada para confeccionar camisetas, bonés, posters, tatuagens. Ironicamente o ícone de Che Guevara foi inserido exatamente na cultura consumista que ele desprezava.

che10

Che Guevara ainda é um herói em Cuba. Todas as crianças ainda acordam de manhã e dizem: “Vamos ser como Che”.

Ainda mais, Che Guevara foi santificado por alguns fazendeiros bolivianos como “São Ernesto”, para qual eles rezam quando pedem por alguma coisa. Não é nem preciso dizer que a Igreja Católica não considera Che um santo, e se opõe a qualquer adoração para com ele.

Continue lendo o blog,

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.