Followers

Tippi Degré, a menina Mogli da vida real

21 nov, 2013
58 Shares 186 Views
5 Comments

Essa história é um pouco old, mas decidi mostra-la para vocês porque: 1) nunca me canso de ver 2) muita gente não conhece.

tippi9

Quando a vida imita a arte, nasce na África uma menina chamada Tippi DeGré, mundialmente conhecida como “Mogli“. Os pais, fotógrafos franceses da vida selvagem, decidiram que a filha iria crescer na savana e viver uma infância diferente, mas que mudaria a vida dela para sempre. No mundo selvagem a menina considerava um elefante africano como seu irmão e um leopardo como seu melhor amigo, e desenvolveu fortes amizades com babuínos, cobras, jacarés, avestruzes e com tribos de Namíbia, país em que nasceu e que fica ao sul de Botswana.
Seus pais lançaram um livro com incríveis fotos – desde sentada na parte de trás de um avestruz , deitada pacificamente com um jovem caracal , ou dançando e brincando com um elefante – que mostram um vínculo incomum e a tranquilidade entre ela e os animais.

Abaixo transcrevo para vocês um relato da mãe de Tippi:

“A nossa vida cotidiana era sempre verificar se os macacos não haviam roubado nossas garrafas, ou então ver o elefante comendo uma palmeira e Tippi me dizer: mamãe, não faça barulho, se não vamos assusta-lo. Era como ter o maior parque do mundo no nosso quintal. Vivíamos em uma barraca completamente em estado selvagem, mas sempre acordávamos com o sol brilhando. Tippi teve muita sorte. Ela sempre esteve muito a vontade com os animais, falava com eles com seus olhos e seu coração.

Usando sua inocencia e imaginação, Tippi fez amizade com um dos gigantes do reino animal, Abu o elefante africano de 28 anos. Ela não percebia que era extremamente menor que ele, apenas queria conversar com ele, como fazia comigo. Não sentia nenhum medo. A tribo costumava dizer que Tippi era “a menina que falava com os animais’.

Apesar da vida maravilhosa que tínhamos, é claro que eu sentia receio dos animais selvagens e sempre coloquei a segurança dela em primeiro lugar. Os animais selvagens tem o instinto protetor com seus filhotes, ou estão assustados, feridos… então apesar de nos sentirmos confortável com a interação deles com Tippi, sempre mantive um olhar especial sobre ela. A foto em que ela está ao lado do filhote de leão Mufasa é maravilhosa! Voltamos depois de um ano dessa foto e ele estava enorme. Mufasa veio perto da Tippi e roçou sua longa calda, como um gato faria, e ela quase caiu. Nesse dia tive que leva-la embora, porque não me senti a vontade.

Em 10 anos na Africa, ela foi mordida apenas uma vez no nariz por um suricato (Meerkat). É engraçado, porque o nome do meio de Tippi é Okanti, ou seja, meerkat. Eles faziam parte da nossa família na Africa e eu queria que ela tivesse algo para levar para o resto da vida.

Teve um incidente certa vez com Cindy, o babuíno. Eles estavam na água e Cindy puxou os cabelos de Tippi, acredito que por ciúmes. Foi bem doloroso! Os animais selvagens são imprevisíveis. Nunca podemos ter certeza da sua reação, já que não são da mesma espécie e não sabemos ler seus códigos de comportamento.

Quando voltamos para Africa, em 2006, fomos ver alguns dos animais que ela conheceu no passado, incluindo o babuíno. Eles brincaram juntos e Cindy mexeu com seu cabelo, dessa vez cuidadosamente. Foi muito bonito! Quando chegamos na aldeia com crianças africanas, em 2 minutos Tippi já estava divertindo as pessoas.”

Com 13 anos, Tippi se mudou para Paris com os pais e foi matriculada na escola. Depois de 2 anos, precisou ser educada em casa, por ter “pouca coisa em comum” com as outras crianças. Aos 16 anos foi convidada a voltar a Africa a convite do Discovery Channel para uma série de 6 documentários. Hoje Tippi tem 23 anos e estuda cinema na Sorbonne Nouvelle University.

.
Le Monde Selon Tippi (1997) 54min
 

.
Trailer do documentário Bridging the Gap to Africa
 

Agora se encantem com essas incríveis fotos

tippi3 tippi19 tippi5 tippi1 tippi10 tippi12 tippi15tippi25 tippi24 tippi23 tippi22 tippi21tippi20 tippi18 tippi17 tippi16 tippi14 tippi13 tippi11 tippi9 tippi8 tippi6 tippi7

A foto abaixo é de quando Tippi voltou para a África anos depois

tippi26

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.