Followers

Porque a maioria dos personagens de Hanna-Barbera tem o pescoço coberto?

13 jul, 2017
927 Shares 3778 Views

Você já notou que a maioria dos personagens criados pelo estúdio Hanna-Barbera tem o pescoço coberto? Personagens como Scooby-Doo, Fred Flintstone, Pepe Legal, Zé Colmeia e Dom Quixote… Não consegue recordar? Dá uma olhada:

Mas estes acessórios que cobrem o pescoço não foram por acaso, e tem um bom motivo para estarem presentes. Mesmo com ajuda de computadores, o processo de criação de animações continua sendo trabalhoso e caro  É de se esperar, portanto, que os estúdios de animações mais prolíficos encontrem truques que sirvam para agilizar e baratear as produções.

Foi justamente isso que William Hanna e Joseph Barbera fizeram ao criar Jambo e Ruivão, os protagonistas de seu primeiro desenho original para a TV, que usam uma coleira vermelha e uma gravata borboleta púrpura, respectivamente.

A teoria por trás do truque é simples: ao colocar um acessório no pescoço de um personagem, o animador conseguia ‘separar’ a cabeça do corpo, ganhando liberdade para desenhá-los de maneira independente.

Assim, era possível criar cenas animadas de conversa em que o corpo do personagem era desenhado apenas uma vez e apenas a cabeça se mexia, sem causar estranheza no espectador. Ou então animar o corpo do personagem correndo, e deixar a cabeça estática.

Em uma época em que cada quadro de uma animação era desenhado à mão, poder economizar tempo e esforço com truques assim podia significar a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma produção.

Economizando onde podiam, os estúdios Hanna-Barbera tornaram-se extremamente populares, criando dezenas de séries animadas com temas completamente distintos, nas quais a única constante era o pescoço coberto.

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.