Followers

Conheça a história da dona do rosto mais conhecido da decoração de interiores

Talvez você já tenha tido a oportunidade de ver um prato no estilo vintage estampado com o rosto de uma bela moça. O nome da modelo é Lina Cavalieri e ela foi a musa inspiradora do pintor, escultor e design de interiores italiano Piero Fornasetti (1913-1988).  O artista encontrou o rosto de Lina em uma revista do século XIX, e a partir disso criou mais de 500 variações ao longo de sua vida para a sua série mais famosa, chamada de “Tema e Variazoni”.

capa

Diferente da série de Fornasetti, a identidade da moça mais famosa do designer de interiores se perdeu ao longo do tempo, mesmo sendo considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo e um ícone da Belle Époque.  Mas a história de Lina é mais interessante do que a simples comemoração de sua boa genética. Vem ver!

Lina começou a excursionar pela Europa e foi em São Petersburgo que ela se apaixonou por um príncipe russo. Eles se casaram e tiveram um filho. Lina recebeu aulas profissionais de canto e passou de uma rainha vaudeville para uma estrela da ópera. Sua estreia foi em 1900 ao lado de cantores famosos, mas a garota não era lá nenhuma Maria Callas. Seus desempenho teve críticas terríveis, e para piorar as coisas, Sami, seu príncipe russo, terminou o casamento com a beldade.

w

Mas ela não desistiu. Continuou determinada a ser reconhecida como cantora lírica e por volta de 1906 já ganhava cerca mil dólares por noite, para se apresentar no The Metropolitan Opera em Nova York.

A garota apontada em publicações da época como “a personificação de Venus na Terra” foi um dos rostos mais fotografados de seu tempo.

q

Bônus: No site de Fornasetti tem uma página escondida com um jogo em que você atira nos seus famosos pratinhos. É muito divertido, sério! HAHA

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.